
Os benefícios da agricultura regenerativa: um caminho sustentável

Como reduzir a pegada de carbono da sua empresa

Os benefícios da agricultura regenerativa: um caminho sustentável

Como reduzir a pegada de carbono da sua empresa
12 de março de 2025
Descarbonização e eficiência energética: o futuro sustentável das empresas

Foto em Unsplash
Empresas que investem na descarbonização e eficiência energética reduzem custos, aumentam competitividade e garantem um futuro.
A descarbonização e eficiência energética tornaram-se pilares fundamentais para o sucesso das empresas num mundo onde a sustentabilidade assume um papel cada vez mais central. Para além de responderem às normativas ambientais, estas práticas ajudam as organizações a reduzir custos operacionais e a melhorar a sua competitividade no mercado.
Posto isto, a eficiência energética refere-se à otimização do uso da energia, garantindo o máximo desempenho com o menor consumo possível. Por sua vez, a descarbonização foca-se na própria redução da pegada de carbono, com a substituição de combustíveis fósseis (petróleo e os seus derivados, o carvão mineral e o gás natural) por energias limpas e implementando medidas para minimizar as emissões de dióxido de carbono. Ora, esta transição pode ser feita através da eletrificação dos processos industriais, do uso de energias renováveis e da compensação de emissões por meio de reflorestação ou créditos de carbono.
As empresas que apostam na descarbonização e eficiência energética beneficiam, não só da redução de custos energéticos, mas também de incentivos financeiros e apoios governamentais.
No país, destaca-se o programa de Apoio SITCE - Descarbonização e Eficiência Energética, que presta auxílio na modernização de equipamentos e processos industriais para tecnologias de baixo carbono e a incorporação de fontes de energia renovável.
Além dos ganhos financeiros, ao adotar estas práticas conquistam uma reputação mais forte, atraindo consumidores e investidores que valorizam a sustentabilidade. A transição para um modelo energético mais eficiente e sustentável é, assim, uma oportunidade estratégica para qualquer organização que pretenda crescer de forma responsável e preparada para o futuro.
Fonte: CC Energia