mirtilo
Plantações de mirtilo em Portugal em grande crescimento
apoio à descarbonização e eficiência energética
Descarbonização e eficiência energética: o futuro sustentável das empresas
mirtilo
Plantações de mirtilo em Portugal em grande crescimento
apoio à descarbonização e eficiência energética
Descarbonização e eficiência energética: o futuro sustentável das empresas

11 de março de 2025

Os benefícios da agricultura regenerativa: um caminho sustentável

Foto em Unsplash 

Saiba como os benefícios da agricultura regenerativa podem transformar a sua exploração agrícola e de que forma pode obter apoios para implementar estas práticas e outras!

A agricultura regenerativa está a ganhar destaque como uma solução sustentável eficiente para os desafios da agricultura moderna. Destacam-se como benefícios da agricultura regenerativa a melhoria da fertilidade do solo, o aumento da retenção de água e a redução da necessidade de químicos. 

Estas práticas promovem a biodiversidade, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas através do sequestro de carbono no solo, isto é, um processo que captura o dióxido de carbono atmosférico e armazena o mesmo no próprio solo.

Por sua vez, além das vantagens em termos ambientais, os agricultores que adotam a agricultura regenerativa podem beneficiar de maior rentabilidade a longo prazo, devido à redução de custos operacionais e ao aumento da resiliência dos solos. 

A fim de incentivar a transição sustentável e moderna da agricultura, o PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum) disponibiliza vários apoios financeiros que permitem aumentar a competitividade das explorações agrícolas, bem como a modernização do setor através da promoção e da partilha de conhecimentos, da inovação na agricultura e nas zonas rurais, com a promoção de práticas sustentáveis.

 

Se pretende adotar estas práticas e beneficiar dos apoios do PEPAC, a Actus Agro pode ajudar em todo o processo de candidatura e implementação dos projetos. Descubra como podemos tornar a sua exploração mais eficiente e sustentável!

 

Saiba mais sobre os apoios disponíveis aqui.

 

Fontes: PEPAC , EOS