financiamento para inovação empresarial
A importância do financiamento para inovação empresarial
produção de mirtilos
Produção de mirtilos: um desafio cada vez mais técnico e essencial
financiamento para inovação empresarial
A importância do financiamento para inovação empresarial
produção de mirtilos
Produção de mirtilos: um desafio cada vez mais técnico e essencial

11 de abril de 2025

Biodegradabilidade do Solo: Uma Solução Sustentável

Foto em Unsplash

A biodegradabilidade do solo surge como alternativa à gestão complexa de resíduos agrícolas, reduzindo o impacto ambiental e os custos para o agricultor.

A introdução de filmes de polietileno como cobertura de solo na agricultura remonta aos anos 60 e revolucionou o setor hortícola com os seus benefícios agronómicos. Contudo, apesar das vantagens, esta prática gerou também um problema ambiental significativo: a acumulação de resíduos plásticos no solo, dificultando a biodegradabilidade dos solos.

Hoje, cerca de 5% do total de resíduos plásticos da Europa são provenientes da agricultura, com um mercado que utiliza cerca de 80.000 toneladas de filmes de cobertura, sendo 95% não biodegradáveis e de origem não renovável. Estima-se que mais de 30% desses materiais permaneçam no solo, prejudicando a qualidade do ecossistema e tornando a sua remoção dispendiosa.

Desta forma, a resposta está na biodegradabilidade do solo: uma solução que alia a produtividade à sustentabilidade. Os filmes biodegradáveis desenvolvidos a partir de bioplásticos já são amplamente utilizados e não precisam de ser removidos após o ciclo da cultura, podendo ser deixados no solo onde se degradam naturalmente. Isto simplifica a gestão de resíduos e reduz os custos operacionais para os agricultores. 

Posto isto, além de diminuir a pegada ecológica, esta solução melhora a eficiência na poupança de água e no uso de pesticidas, contribuindo para uma agricultura mais equilibrada. 

Por conseguinte, é uma opção cada vez mais procurada por agricultores que querem alinhar produção à responsabilidade ambiental, dando ênfase à biodegradabilidade do solo como uma ferramenta essencial para o futuro do setor.

 

A Actus Agro apoia soluções que promovam a inovação e a sustentabilidade na agricultura portuguesa. Saiba mais aqui!

 

Fonte: Revista Voz do Campo, nº 291, abril 25