Portugal Nuts amêndoa
Portugal Nuts: Aumento da produção de amêndoa pode levar Portugal ao ‘Top 5’ mundial
produção de mirtilos
Produtores de mirtilo querem alargar exportações para fora da Europa
Portugal Nuts amêndoa
Portugal Nuts: Aumento da produção de amêndoa pode levar Portugal ao ‘Top 5’ mundial
produção de mirtilos
Produtores de mirtilo querem alargar exportações para fora da Europa

30 de outubro de 2023

Apoios à agricultura a nível mundial atingiram um recorde de 851 mil milhões de dólares

Os apoios à agricultura cresceram bastante mundialmente, atingindo um recorde de 851 mil milhões de dólares, segundo a OCDE.

As ajudas anuais de 2020 a 2022, segundo a OCDE, cresceram face ao início do novo milénio, sendo que a produção agrícola teve um aumento ainda maior.

No total, o apoio à agricultura atingiu um recorde de 851 mil milhões de dólares (805 mil milhões de euros) por ano, durante o período de 2020 (início da pandemia) a 2022 (início da guerra na Ucrânia), em 54 países avaliados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Foram quase triplicados os valores dos apoios concedidos relativamente ao período de 2000 a 2002, mesmo estando abaixo do aumento da produção agrícola, que subiu 3,6 vezes, segundo a publicação “Políticas agrícolas - monitorização e avaliação 2023.  Adaptar a agricultura às mudanças climáticas”.

De acordo com os peritos da OCDE, "na maioria das vezes, o apoio aos produtores dificulta a adaptação à mudança do clima, distorce a concorrência no mercado e é potencialmente prejudicial para o ambiente".

A nível mundial, a Organização sediada em Paris salvaguarda que o "apoio à agricultura continua a ser da responsabilidade de um punhado de grandes economias produtoras": a China passou para primeiro lugar, com 36% do total dos apoios atribuídos, seguida pala Índia (15%), os Estados Unidos (14%) e a União Europeia (13%).

No caso de Portugal, é citado como exemplo de país que tem mapas de avaliação de vulnerabilidade do risco climático e um dos Estados-membros cujo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê recursos para adaptação às alterações climáticas e para aumentar a gestão da eficiência hídrica na agricultura.

Por outro lado, o nosso país surge também como um dos Estados-membros da UE que introduziram subsídios para a instalação de painéis fotovoltaicos, para assim contribuir para a transição ecológica do setor.

 

Fonte: Dinheiro Vivo