
Desafios na tomada de decisão das empresas

Eficiência energética nas empresas: 5 dicas práticas para reduzir custos e consumir menos

Desafios na tomada de decisão das empresas

Eficiência energética nas empresas: 5 dicas práticas para reduzir custos e consumir menos
01 de maio de 2025
Pedido Único 2025: Mais de metade dos agricultores ainda não submeteu

Foto em Unsplash e IFAP
CNA alerta para atrasos nas candidaturas ao Pedido Único 2025 e propõe extensão do prazo até 6 de junho, devido a falhas técnicas, indefinições e dificuldades no terreno.
Mais de 53% dos agricultores ainda não apresentaram a sua candidatura ao Pedido único de 2025, de acordo com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Com base nos números do ano anterior, isso representa mais de 93 mil candidaturas por submeter, o que levou a confederação a solicitar oficialmente uma prorrogação do prazo até dia 6 de junho, sem penalizações. Está igualmente prevista uma fase de submissão tardia até 1 de junho, com penalizações de 1% por cada dia útil de atraso.
Segundo a CNA, vários fatores estão na origem deste atraso generalizado:
- Instabilidade na plataforma digital de submissão, que tem causado constrangimentos;
- Indefinições nas regras das ajudas, que geram receio e hesitação nos agricultores;
- Complexidade acrescida do PEPAC (Plano Estratégico da PAC), que mais do que triplicou o tempo necessário para concluir uma candidatura;
- Condições meteorológicas adversas, que dificultaram as opções de sementeira.
A confederação denuncia ainda problemas ao nível dos controlos das ajudas de 2024, que continuam por realizar, obrigando alguns agricultores a repetir processos já concluídos. “Neste ritmo, seria necessário submeter cerca de 7.754 candidaturas por dia útil, algo manifestamente impossível”, alerta a CNA.
Posto isto, o Pedido Único é o processo pelo qual os agricultores requerem os pagamentos diretos e outros apoios ao abrigo do Sistema Integrado de Gestão e Controlo (SIGC), como os ecorregimes, ajudas à atividade agrícola em zonas desfavorecidas, medidas florestais e outras.
Assim, a submissão do Pedido único deve ser feita na área reservada do portal do IFAP. É essencial que os beneficiários confirmem previamente se toda a sua informação — desde os dados da exploração agrícola às parcelas e animais — está corretamente atualizada nas bases de dados oficiais (IB, SIP e SNIRA).
Fonte: Eco Sapo