
Bioeconomia em Portugal: transformar desperdício em valor para a agroindústria

Agricultura 2025: tecnologia, apoios e o futuro que já está a acontecer

Bioeconomia em Portugal: transformar desperdício em valor para a agroindústria

Agricultura 2025: tecnologia, apoios e o futuro que já está a acontecer
24 de setembro de 2025
Marketing e Inovação: como as PME podem destacar-se num mercado cada vez mais competitivo

Foto em Unsplash
Num cenário de marketing e inovação em que os consumidores estão mais informados e exigentes, as Pequenas e Médias Empresas (PME) enfrentam o desafio de se diferenciarem num mercado saturado.
O marketing e inovação já não se limitam a produtos e serviços: hoje passam também pela forma como as empresas comunicam, conquistam clientes e criam valor.
No que toca ao papel da inovação no crescimento das PME, o mesmo permite processos mais eficientes através de investimentos em digitalização e automação, bem como uma diversificação da oferta, tais como o lançamento de novos serviços ou adaptar produtos existentes às novas tendências de consumo. Além disto a inovação melhora a experiência do cliente, colocando-o no centro da estratégia, criando soluções que respondem de forma mais personalizada às suas necessidades.
Posto isto, um erro comum das PME é encarar o marketing apenas como presença digital ou publicações em redes sociais. Na realidade, o marketing deve ser visto como um plano integrado, que envolve:
- Posicionamento claro da marca no mercado;
- Definição de mensagens-chave e diferenciação competitiva;
- Planeamento de campanhas digitais orientadas para gerar leads e fidelizar clientes;
- Comunicação consistente em todos os canais (online e offline)
Com o acesso a apoios do Portugal 2030 e a disponibilidade de ferramentas digitais acessíveis, nunca foi tão viável para uma PME profissionalizar a sua comunicação e apostar em inovação.
Na Actus Agro, trabalhamos lado a lado com as empresas para desenhar estratégias que potenciam o crescimento, aumentam a notoriedade e abrem caminho para novas oportunidades de negócio.
Fonte: A voz das PME