sustentabilidade e competitividade
Eletrificação e redução de emissões de carbono: um caminho sustentável para as empresas
Pedido único 2025
Pedido Único 2025: Prazo de Candidatura prolongado até 6 de junho
sustentabilidade e competitividade
Eletrificação e redução de emissões de carbono: um caminho sustentável para as empresas
Pedido único 2025
Pedido Único 2025: Prazo de Candidatura prolongado até 6 de junho

23 de maio de 2025

Agricultura em 2025: desafios crescentes e oportunidades a aproveitar

Foto em Unsplash 

Descubra como a eletrificação ajuda na redução de emissões de carbono e como a sua empresa pode candidatar-se ao apoio SITCE com a ajuda da Actus.

Face às transformações climáticas, sociais e tecnológicas, o setor agrícola português vive um momento de viragem, onde a inovação e a adaptação são essenciais. A agricultura em 2025 tem o apoio da Actus Agro para garantir que existem projetos robustos que contribuam para o tecido agrícola do país.

 

  • Agricultura regenerativa com base no futuro: Com mais de 70% dos solos europeus degradados, a agricultura regenerativa ganha protagonismo. Práticas que melhoram a fertilidade, reduzem pragas e otimizam o uso de água já provaram ser altamente eficazes e podem ser financiadas através de apoios ao investimento agrícola sustentável.
  • Seca e uso eficiente da água: Com secas cada vez mais comuns, tecnologias como sensores, irrigação de precisão e agrovoltaico são indispensáveis. O PEPAC prevê apoios para sistemas de gestão hídrica inovadores — um passo decisivo para manter a produtividade em tempos de escassez.
  • De agricultor tradicional a gestor agrícola: O futuro do setor passa por uma gestão mais profissional e estruturada. A agricultura moderna requer planos de negócio e visão estratégica, algo que a Actus Agro apoia através de candidaturas ao PEPAC, com projetos estruturados e à medida de cada cliente.
  • Biotecnologia ao serviço da resiliência: A biotecnologia está a revolucionar as culturas. Apostar na inovação pode ser viabilizado com apoio para a modernização das explorações.
  • Inteligência artificial no campo: IA na previsão de colheitas ou na tomada de decisões está a transformar o setor. No entanto, apenas uma minoria dos agricultores aproveita esta tecnologia. Com os incentivos certos, o acesso à digitalização está ao alcance de qualquer exploração.
  • Robotização: Tratores autoguiados, braços robóticos e drones ainda são realidade de poucos. Mas com linhas de apoio à inovação tecnológica, mais agricultores podem investir e colher os frutos.
  • Dados, o novo motor da rentabilidade: O uso inteligente de dados permite decisões mais informadas e produtivas. Apesar dos desafios na sua adoção, os programas do PEPAC apoiam a transição digital na agricultura, tornando estas ferramentas acessíveis.
  • Juventude no campo: Atrair novos agricultores é vital. Os apoios à instalação de jovens agricultores e acesso ao microcrédito agrícola.

Atrair novos agricultores é vital. Os apoios à instalação de jovens agricultores, disponíveis através do PEPAC, estão a incentivar uma nova geração a investir no mundo rural,  e a Actus Agro pode ajudar a preparar, submeter e acompanhar essas candidaturas.

A modernização do setor agrícola já está em curso — e os apoios do PEPAC são a chave para transformar desafios em oportunidades reais. 

 

Quer saber se a sua exploração pode beneficiar dos apoios?

Fale connosco e agende uma reunião sem compromisso aqui.

 

Fonte: Agriterra