"dívida" agroalimentar portuguesa
A “dívida” agroalimentar portuguesa: o desafio invisível que custa milhares de milhões ao país
"dívida" agroalimentar portuguesa
A “dívida” agroalimentar portuguesa: o desafio invisível que custa milhares de milhões ao país

23 de outubro de 2025

Jovens agricultores considerados como peça-chave na transição agroecológica em Portugal

Foto em Unsplash

Um novo episódio do podcast Agricultar, da Vida Rural, destaca o papel dos jovens agricultores na construção de um modelo agrícola mais sustentável e resiliente, com contributos de Firmino Cordeiro e Helena Freitas.

Os jovens agricultores estão a assumir um papel cada vez mais relevante na transformação do setor agrícola português e na construção de um modelo agrícola mais sustentável, digital e colaborativo.

Deste modo, o episódio, integrado no ciclo de podcasts Especial Agroglobal, foca-se no projeto Laboratório Vivo 4.1, uma iniciativa promovida pela AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, que disponibiliza conteúdos gratuitos nas áreas da comunicação, sustentabilidade e digitalização. O objetivo passa por reforçar a capacitação e competitividade dos jovens empresários rurais.

Durante a conversa, Helena Freitas, professora da Universidade de Coimbra, destacou que “ cada jovem agricultor é um guardião do solo, da água e da paisagem, e valorizar o seu papel é estratégico”. A académica defende que o futuro da agricultura depende de uma geração mais consciente, inovadora e comprometida com o equilíbrio ecológico e social dos territórios.

Por sua vez, Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP, reforçou que “os agricultores são os preservadores da ecologia”, sublinhando o papel essencial do setor agrícola na gestão sustentável dos recursos naturais.

Esta abordagem reflete uma nova visão para o futuro do setor: mais sustentável, tecnológico e participado, onde os jovens agricultores se afirmam como agentes de mudança.

 

Fonte: Podcast Vida Rural