Xylella fastidiosa
Xylella fastidiosa: Nova ferramenta online ajuda a identificar insetos vetores da doença
robótica na agricultura
Robótica na Agricultura: Tendências e Inovações em 2025
Xylella fastidiosa
Xylella fastidiosa: Nova ferramenta online ajuda a identificar insetos vetores da doença
robótica na agricultura
Robótica na Agricultura: Tendências e Inovações em 2025

07 de fevereiro de 2025

Setor Alimentar Prevê Crescimento de 3% em 2025

Foto em Unsplash

Relatório do setor alimentar indica um aumento impulsionado por fatores económicos e condições favoráveis.

O setor alimentar está projetado para crescer cerca de 3% em 2025, de acordo com um relatório da Crédito y Caución. Este crescimento será impulsionado pela evolução da inflação, aumento dos salários reais e flexibilização monetária. 

No último ano, os preços ao consumidor diminuíram devido ao aumento da produção e condições meteorológicas favoráveis, embora ainda se mantenham acima dos níveis anteriores à invasão da Ucrânia em 2022. 

Posto isto, a Crédito y Caución espera que esta tendência global continue em 2025 e 2026, alertando para riscos como condições meteorológicas adversas ou possíveis guerras comerciais que possam afetar as cadeias de abastecimento e os preços. 

Assim, o setor beneficia da procura resiliente e do crescimento dos mercados emergentes, onde o aumento do rendimento disponível leva os consumidores a optarem por produtos de maior valor. Contudo, enfrenta desafios como margens de lucro reduzidas, imprevisibilidade climática e potenciais pandemias. 

Em 2024, o setor registou um crescimento de 0,4%, com previsões de aumento de 0,1% na Europa em 2025 e 0,7% em 2026. Apesar da redução da inflação e das taxas de juro mais baixas apoiarem o crescimento, os preços dos produtos alimentares permanecem acima dos níveis de 2019, devido ao aumento dos custos de energia, transportes, mão de obra e financiamento.

 

Fonte: Jornal Económico