olival tradicional
Olival tradicional: preservar o património agrícola português e garantir o futuro sustentável do azeite
apoios pepac para jovens agricultores
Guia prático: Como dar o primeiro passo com os apoios PEPAC para jovens agricultores
olival tradicional
Olival tradicional: preservar o património agrícola português e garantir o futuro sustentável do azeite
apoios pepac para jovens agricultores
Guia prático: Como dar o primeiro passo com os apoios PEPAC para jovens agricultores

24 de outubro de 2025

MORE COLAB: A transformação dos territórios de montanha

Foto em Unsplash

O MORE COLAB é uma associação que promove a transformação dos territórios de montanha, através da transferência de tecnologia verde e digital.

O MORE COLAB - Montanhas de investigação é uma associação sem fins lucrativos de direito privado, focada na transformação dos territórios de montanha, reconhecida desde 2018 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) como Laboratório Colaborativo. Sediado em Bragança, e com polos em Macedo de Cavaleiros e na Mêda, o MORE COLAB nasceu da união entre universidades, centros tecnológicos, empresas e instituições de interface, com um objetivo claro: ligar o conhecimento científico às necessidades reais das empresas e das comunidades de montanha.

Ao focar-se na transformação dos territórios de montanha, a MORE COLAB pretende ser um elo entre ciência e tecido empresarial, promovendo o desenvolvimento territorial através da inovação e transferência de tecnologia verde e digital, capaz de garantir o desenvolvimento sustentável das regiões de montanha.

Inovação aplicada à tradição

Desde a sua fundação, o MORE COLAB tem apostado em transformar a tradição em futuro, aplicando a inovação em quatro grande áreas de intervenção: Produtos e Processos de Base Biológica; Tecnologias Inteligentes; Ambiente de Montanha e Gestão de Ecossistemas; e Património, Turismo e Bem-estar.

Assim, a valorização dos recursos endógenos, tais como a castanha, o mel, os cogumelos, a bolota, a azeitona, entre muitos outros, tem sido um dos pilares do seu trabalho. A partir deste produtos, o laboratório tem desenvolvido novos produtos, aplicações digitais e soluções que apoiam a transição energética e digital das empresas. 

Ao mesmo tempo, a sustentabilidade e a economia circular são compromissos assumidos desde o primeiro dia. O MORE COLAB tem procurado soluções inovadoras a partir de subprodutos agrícolas e florestais, como compostos, rações, extratos vegetais, etc.

Inovação com impacto real

A transformação dos territórios de montanha promovida pelo MORE COLAB, tem vindo a revelar impactos reais, com os mais de 45 recursos humanos altamente qualificados. Além disto, já foram angariados mais de 18 milhões de euros em projetos competitivos desde 2019, provenientes de programas como o Portugal 2020, PRR e Horizonte Europa. Neste sentido, o valor global dos consórcios em que participa ultrapassa os 190 milhões de euros, com perto de 60 projetos aprovados.

Assim, este percurso confirma o papel do MORE COLAB como ator central na transformação dos territórios de montanha, ao promover a inovação aplicada, a criação de emprego qualificado e a valorização do conhecimento técnico.

Sustentabilidade e futuro

A sustentabilidade financeira trata-se de um dos grandes desafios dos laboratórios colaborativos. No caso específico do MORE COLAB, a estrutura de financiamento combina cerca de um terço do financiamento base (Missão Interface) e dois terços provenientes de projetos competitivos e privados, o que garante uma gestão equilibrada e sustentável. 

Apesar disto, a aproximação do fim do financiamento base em 2026 levanta preocupações quanto à continuidade do trabalho realizado por estas entidades, que têm desempenhado um papel essencial na ligação entre ciência, empresas e território.



Fonte: Revista Voz do Campo nº296