Governo inicia sessões com confederações de agricultores em “fase decisiva”
AGRO volta a Braga com quatro dias de feira
Governo inicia sessões com confederações de agricultores em “fase decisiva”
AGRO volta a Braga com quatro dias de feira

27 de Fevereiro de 2023

Vinhos do Dão faturam 24,5 milhões de euros em exportações

Os vinhos da região do Dão destacam-se mais uma vez pelo seu quadro vinícola nacional, registando um crescimento de 18,2% em termos de faturação no mercado externo.

As exportações de vinho em 2022 do país registaram um aumento significativo relativamente aos vinhos do Dão. Estes dados foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, no que toca ao mercado externo, entre janeiro e dezembro de 2022 em comparação ao período homólogo em 2021.
Desta forma, os vinhos da Região Demarcada do Dão exportaram para 80 países e apresentaram um crescimento global de 1,3% em volume, 18,2% em valor e de 16,6% no preço médio litro. Os principais destinos para as exportações são o Canadá, a Alemanha, os Estados Unidos da América, a Bélgica e o Brasil. Salienta-se também o extraordinário desempenho no Reino Unido e Espanha que sobem 133% e 27% em volume, respetivamente. Por sua vez, na Europa os vinhos do Dão sobem em volume 5% e 8,7% no seu preço médio e relativamente aos países terceiros atingem um crescimento de 21% na faturação e de 22% no preço euro por litro, representando 64% das vendas no mercado externo.

Fonte: Agronegócios