Novos investimentos agrícolas aumentaram 22% em 2022
Agricultores têm agora até 2 de junho para confirmar apoio aos custos de produção
Novos investimentos agrícolas aumentaram 22% em 2022
Agricultores têm agora até 2 de junho para confirmar apoio aos custos de produção
30 de maio de 2023
Universidade da Beira Interior com projeto que transforma resíduos do vinho em energia
Uma tecnologia que pretende utilizar os resíduos da produção de vinho para gerar energia limpa está a ser desenvolvida pela Universidade da Beira Interior.
A Universidade da Beira Interior (UBI), encontra-se a desenvolver uma tecnologia que pretende recorrer aos resíduos do processo de produção de vinho para gerar energia limpa, ajudando a reduzir a pegada ecológica vitivinícola.
Foi em comunicado que a Instituição anunciou hoje que tem intenção de construir um protótipo laboratorial com o intuito de implementar este avanço tecnológico. O projeto denomina-se de Wine4H2 e, segundo a UBI, trata-se de “um sistema bioeletroquímico capaz de purificar efluentes vitivinícolas e, ao mesmo tempo, gerar energia renovável na forma de hidrogénio”.
De acordo com a UBI, a investigação é financiada pela Fundação para a ciência e Tecnologia e procura “utilizar uma célula de eletrólise microbiana formada por um consórcio microbiano anaeróbio”.
O Wine4H2 “também mitigará os problemas ambientais causados pelos efluentes vitivinícolas, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, sendo da da responsabilidade de Annabel Fernandes, da unidade de I&D FibEnTEch – Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais da Universidade da Beira Interior.
Fonte: Agroportal