Festa da Flor decorre no Montijo de 24 a 26 de Maio
Fundos Europeus: Reforçar a competitividade, coesão territorial e sustentabilidade de Portugal na agricultura, florestas e pescas
Festa da Flor decorre no Montijo de 24 a 26 de Maio
Fundos Europeus: Reforçar a competitividade, coesão territorial e sustentabilidade de Portugal na agricultura, florestas e pescas
13 de maio de 2024
Uma associação com impacto no setor agroalimentar
Foto em Unsplash
A associação Portugal Fresh apresenta impacto no setor agroalimentar, promovendo a produção nacional.
A Portugal Fresh, foi fundada em 2010, com o objetivo de promover a produção nacional, sendo que o seu caminho tem sido um sucesso, com a contribuição para a exportação de fruta, legumes e flores.
Esta Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal tem ganho importância no setor agroalimentar nacional, contando atualmente com 112 sócios que representam cerca de 5.000 agricultores.
Inicialmente, o objetivo da associação era auxiliar as empresas na promoção da produção nacional, com a valorização das características dos frutos, legumes, flores e plantas do país. Desde então, toda a operação tem sido um êxito dentro do panorama da atividade. De acordo com o presidente da associação, Gonçalo Santos Andrade: “Em mais de uma década, o trabalho efetuado pela Portugal Fresh mostra bem o impacto que iniciativas coletivas podem ter para as empresas e para os consumidores”.
Devido ao sucesso da iniciativa da Portugal Fresh, o seu responsável foi convidado a participar no projeto Semear o Futuro, iniciativa criada pela CAP e pela cadeia Mercadona, com o propósito de discutir temas atuais do setor agroalimentar, destacando boas-práticas e dar a conhecer projetos inovadores, para estabelecer a ligação entre a produção e o consumidor.
Ao longo dos 15 anos de operação o “ valor das exportações do setor da fruta, legumes e flores cresceu de 780 milhões de euros em 2010 para um recorde de 2.300 milhões de euros em 2023", informa Gonçalo Santos Andrade, acrescentando que o setor exporta, hoje, "cerca de metade do valor da produção", sendo que Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido continuam a ser os principais mercados e a União Europeia absorve 80% do valor exportado.
Os valores atingidos pelas exportações são bons, mas a Portugal Fresh não se acomoda e a sua ambição, até 2030, "é atingir 2.500 milhões de euros de exportações, o que significa um aumento de mais de 48% numa década".
Segundo o responsável, os resultados “refletem o dinamismo das empresas portuguesas e a crescente preferência dos consumidores estrangeiros pela qualidade e sabor dos produtos nacionais”. O clima e a localização de Portugal são uma mais-valia para se adquirir uma produção tão distinta, com produtos de qualidade, sabor e frescura, que dão certamente competição em relação a outros países.
Além deste facto, Gonçalo Santos Andrade salienta também que “o sucesso do trabalho efetuado pela Portugal Fresh e associados só é possível devido ao esforço conjunto das empresas e da sua contínua aposta em inovação, não só em termos agronómicos, ambientais e sociais, mas também na comunicação e promoção da marca Portugal".
Fonte: Jornal de negócios