Agricultores já podem pedir medida excecional
Geopark Naturtejo promove Festival da Paisagem até final do mês
Agricultores já podem pedir medida excecional
Geopark Naturtejo promove Festival da Paisagem até final do mês
16 de maio de 2023
Turismo: Receitas do alojamento turístico cresceram 45% em março
As receitas dos estabelecimentos de turismo atingiram 338 milhões de euros em março, revela o INE, num mês em que o número de hóspedes e o número de dormidas subiram 30% e 27%, respetivamente.
O número de hóspedes em março aumentou mais de 30% demonstrando que a atividade turística se encontra a recuperar. Comparativamente ao ano anterior, o número de dormidas aumentou cerca de 27%, ultrapassando “pela primeira vez, os 5 milhões”.
Por outro lado, os estabelecimentos de alojamentos turísticos aumentaram 45,1%, correspondendo a 338 milhões de euros, segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Além disso, em março, foram registados 2,1 milhões de hóspedes, bem como 5,1 milhões de dormidas em Portugal, existindo uma subida de 30,8% e 26,7% relativamente ao ano passado, respetivamente.
”À semelhança do que se verificou nos dois primeiros meses do ano, também em março se atingiram valores máximos de dormidas desde que há registo, tendo sido ultrapassados, pela primeira vez, os 5 milhões neste mês”, realça o gabinete de estatísticas.
Os dados provenientes do estudo do INE permitiram concluir que as receitas totais do turismo atingiram os 338 milhões de euros, com um aumento de cerca de 45%. Por sua vez, face a setembro de 2019, houve um crescimento de 36,2%.
Quanto às áreas, mais de um terço dos lucros foi na Área Metropolitana de Lisboa, com 38,3% dos proveitos totais e 40,5% dos relativos a aposento em janeiro, seguindo-se o Norte (16,1% e 16,4%, respetivamente) e a Região Autónoma da Madeira (14% e 13,5%).
O INE faz ainda um balanço trimestral: nos primeiros três meses deste ano, as dormidas totais cresceram 40,9% para mais de 12,5 milhões e o que culminou a um aumento de 61% dos proveitos totais, face ao período homólogo, totalizando os 793,6 milhões de euros.
Fonte: ECO Sapo