ubi
Politécnico de Castelo Branco planta arboreto de espécies medicinais na UBI
apoios
Governo dá 176 milhões em apoios à produção agrícola
ubi
Politécnico de Castelo Branco planta arboreto de espécies medicinais na UBI
apoios
Governo dá 176 milhões em apoios à produção agrícola

12 de maio de 2023

Sustentabilidade: Produção nacional que respeita o ambiente

A produtora de arroz Orivárzea apresenta fortes preocupações de sustentabilidade, baseando-se na lezíria ribatejana.

A produtora Orivárzea foi fundada há cerca de dez anos e conta com o objetivo primordial de produzir um arroz de qualidade, com segurança alimentar e que valorize a produção nacional de bens na lezíria alentejana.

Deste modo, a empresa inicialmente originada por dez orizicultores, começou como produtora e neste momento já conta com uma fábrica, fazendo o próprio embalamento e venda do arroz, com a marca Bom Sucesso.

Filipe Ventura, diretor comercial e de marketing da Orivárzea refere que "o arroz passou a ser embalado em monovarietal, quer nos campos quer na embalagem, para que em cada tipo de arroz não ocorram misturas de variedades e assim a cozedura seja sempre uniforme, e toda por igual, em cada grão".

"Temos uma posição preocupada, responsável e proativa sobre a sustentabilidade", afirma Filipe Ventura, vincando que os seus técnicos agrícolas e acionistas (agricultores) “olham para a agricultura e para o local onde produzem como um meio de sustento, de sobrevivência. Daí que a forma como os campos são tratados, a água é gerida, os produtos que são usados, a forma como são aplicados, são uma das nossas maiores preocupações como organização", sublinha.

Apesar disto, existem alguns desafios que a Orivárzea apresenta para levar produto sustentável e de qualidade ao consumidor. Tal como refere Filipe Ventura, "os desafios vão desde a escassez de água e o seu custo, passando por estações do ano mais incertas e com condições mais extremas, até ao aumento do custo dos fatores de produção. Em simultâneo, temos a entrada na Europa, vindo de paragens longínquas, de arroz sem um mínimo de atenção a estes fatores e a custos de produção reduzidos".

Esta empresa acredita que as políticas e práticas de sustentabilidade deveriam ser uma missão comum a toda a União Europeia, acompanhada de fortes apoios e de restrições aos produtos que provêm de origens em que não existem os mínimos requisitos nestas questões. 

 

Fonte: Jornal de Negócios