apoio
Agricultores têm agora até 2 de junho para confirmar apoio aos custos de produção
pdr2020 tratores
Candidaturas Abertas GAL – PDR2020 – Medida 10 “LEADER” – Renovação do Parque de Tratores Agrícolas
apoio
Agricultores têm agora até 2 de junho para confirmar apoio aos custos de produção
pdr2020 tratores
Candidaturas Abertas GAL – PDR2020 – Medida 10 “LEADER” – Renovação do Parque de Tratores Agrícolas

31 de maio de 2023

Setor do azeite no Alentejo ganha referencial para produção sustentável

Os produtores de azeite e azeitona do Alentejo vão dispor a partir do mês de julho, de um referencial para produção sustentável.

O referencial de produção sustentável para os produtores de azeite e azeitona do Alentejo irá avaliar os mesmos e auxiliar no melhoramento do desempenho ambiental, social, económico e cultural.

A ferramenta em questão será disponibilizada primeiramente para os 20 produtores do grupo piloto do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), sendo que mais tarde será aplicada a todo o setor, de acordo com o gestor do programa ,Gonçalo Moreira, à agência Lusa.

Por sua vez, os dois instrumentos disponibilizados no mês de julho na página de Internet do PSAA, fazem parte da primeira fase do programa, liderado pela Olivum – Associação de Olivicultores do Sul, em parceria com a Universidade de Évora ().

Além disto, os prazos existentes para implementar as melhorias são articulados com os produtos, através da sua disponibilidade, dimensão e objetivos, segundo Gonçalo Moreira, salientando que haverá um acompanhamento, bem como uma avaliação constante do nível de sustentabilidade da produção.

O referencial de sustentabilidade foi construído com um grupo piloto, constituído por 20 produtores, com 12 lagares e 10 marcas de azeite representadas e cujos olivais correspondem a 12,5% da área ocupada por esta cultura no Alentejo.

Apresentado há pouco mais de um ano, o PSAA tem como principais beneficiários os produtores de azeite e os lagares do Alentejo e pretende contribuir para melhorar o desempenho ambiental, social, económico e cultural do setor.

Fonte: Agroportal