Portugal esgota os recursos disponíveis para este ano
Portugal já é autossuficiente na produção de frutos secos
Portugal esgota os recursos disponíveis para este ano
Portugal já é autossuficiente na produção de frutos secos
08 de maio de 2023
Seca: Abate de animais pode ser inevitável e Governo ainda não adotou medidas – CAP
A Confederação dos Agricultores de Portugal adiantou hoje à Lusa que a seca pode levar ao abate de animais.
A CAP afirmou hoje à Lusa que os setores mais afetados com a seca são os da pecuária e da produção cerealífera, ressalvando a possível inevitabilidade do abate de efetivos.
“A produção cerealífera e a pecuária estão entre os setores mais afetados. No caso dos cereais, a escassez de água não permitiu o conveniente desenvolvimento das plantas e, para os animais, a falta de pastagens apenas pode encontrar solução na aquisição de palha e de rações, cada vez mais encarecidas, até porque Espanha se depara com o mesmo problema”, apontou, em resposta à Lusa, o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Mira.
Perante o agravamento do atual cenário, o abate de animais para evitar o encerramento das explorações “poderá tornar-se inevitável”, alertou.
O Ministério da Agricultura e da Alimentação, com a ministra Maria do Céu Antunes, reconheceu hoje a situação de seca severa e extrema em cerca de 40% do território nacional.
Num comunicado divulgado no dia de hoje, o ministério garantiu ter sinalizado a situação, na semana passada, junto da Comissão Europeia, acrescentando que a adoção de um conjunto de medidas está sempre dependente da “luz verde” de Bruxelas.
Maria do Céu Antunes acrescentou, ainda que essas ajudas podem decorrer do pedido único do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), como “outro conjunto de medidas” para as quais se está a pedir autorização a Bruxelas, uma das quais as terras em pousio poderem ser utilizadas para a pastorícia.
Fonte: Agroportal