Inovcluster organiza missões empresariais virtuais para o mercado europeu
Mercado do café em Portugal cresceu 8,3% em 2022, atingindo os 590 milhões de euros
Inovcluster organiza missões empresariais virtuais para o mercado europeu
Mercado do café em Portugal cresceu 8,3% em 2022, atingindo os 590 milhões de euros
11 de abril de 2023
Seca: A situação meteorológica aumentou e intensificou-se na região sul em março
A situação de seca meteorológica aumentou em Portugal no mês de março, com um agravamento na região sul, de acordo com o boletim climatológico do IPMA.
O boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revela que, a 31 de março, 48% das regiões do país encontravam-se em seca meteorológica, comparativamente a fevereiro, cuja percentagem era de 28%. Deste modo, a intensidade da seca meteorológica na região sul aumentou de forma intensa na região sul do país, com destaque em Setúbal, Beja e algumas localidades do Algarve, que se encontram em classe de seca severa.
Numa outra instância, as regiões Norte e Centro apresentam um decréscimo nas classes de chuva, bem como alguns locais da região Nordeste já se encontravam na classe de seca fraca no último dia do mês.
O relatório revelou que, no fim do mês de março, 24% do território estava na classe normal, 23,7% em seca fraca, 15,5% em chuva fraca, 14,2% em seca moderada, 10,2% seca severa e 2,4% em chuva moderada.
Foi apenas no litoral Norte, mais propriamente nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real, que os valores de percentagem de água no solo aumentaram. Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA indica que o mês de março classificou-se como quente e seco.
O mês de março obteve valores médios de temperatura média mais altos do que o normal e, ao mesmo tempo, 78% do valor normal do valor médio da quantidade de precipitação com 47,9 milímetros. Durante o mês ocorreram valores de precipitação mais significativos na primeira quinzena do mês e em especial na região Litoral Norte e Centro.
Fonte: Agroportal