Apoio agrícola
Apoio para produção agrícola pode chegar aos 200 milhões de euros
Portugal 2030
Primeiros avisos do Portugal 2030
Apoio agrícola
Apoio para produção agrícola pode chegar aos 200 milhões de euros
Portugal 2030
Primeiros avisos do Portugal 2030

30 de março de 2023

Reprogramação do PRR só será entregue no final de abril

Portugal deseja receber o terceiro e quarto cheques da bazuca relativa ao PRR.

O pedido de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apenas será entregue no fim do mês de abril, um atraso de um mês, que irá condicionar o pedido de pagamento do terceiro cheque da bazuca. Apesar disto, dinheiro não faltará para pagar aos beneficiários do PRR, de acordo com o presidente da estrutura de missão Recuperar Portugal (EMRP).

Esta reprogramação tem como objetivos, de acordo com o presidente da estrutura de missão, enquadrar os 1,6 milhões de euros adicionais que Portugal vai receber (uma parte da distribuição das subvenções do PRR dependem da variação do PIB em 2020 e 2021, e os 785 milhões do RePowerEU), bem como pretende-se encontrar um recurso que tenha um prazo maior ou uma maior quantidade monetária para efetivar investimentos afetados por atrasos de certos concursos que ficaram “desertos”.

A estratégia de Portugal vai ser “juntar o terceiro e quarto pedidos num momento diferenciado muito curto”, explicou. Recorde-se que os Estados-membros só podem fazer dois pedidos de pagamento por ano à Comissão. O objetivo é que “se façam ainda a tempo de o reembolso de ambos chegar antes do final do ano”, acrescentou Fernando Alfaiate, presidente da EMRP.

 

Fonte: Eco Sapo