Wine Future: Encontro em Coimbra vai debater “desafios do setor vitivinícola” mundial
IPMA proíbe queimas e queimadas até 20 de Abril
Wine Future: Encontro em Coimbra vai debater “desafios do setor vitivinícola” mundial
IPMA proíbe queimas e queimadas até 20 de Abril
17 de abril de 2023
Reciclagem de embalagens aumenta em Portugal, com exceção do vidro
A recolha de embalagens no país teve um aumento de 3% no primeiro trimestre de 2023, ao contrário do vidro, que contou com uma diminuição de 2%.
O Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) constatou alguns dados, divulgados em comunicado pela Sociedade Ponto Verde (SPV), no dia de hoje, onde se depreende que Portugal “só cumprirá a meta se cada português reciclar mais duas garrafas de vidro por mês”.
De acordo com os dados da SPV, os portugueses reciclaram a um número maior comparativamente ao passado, com 108.368 toneladas de embalagens nos ecopontos nacionais no primeiro trimestre de 2023, com um aumento de 3%, em comparação com o mesmo período de 2022.
Para a instituição, o vidro apresenta-se como exceção às restantes embalagens recicladas, sendo que “merece particular atenção”.
A reciclagem de vidro no mesmo período apresentou resultados negativos, com menos de uma tonelada do que no primeiro trimestre de 2022, “invertendo uma tendência de crescimento observada ao longo dos últimos dois anos”.
A atual taxa de reciclagem nacional deste material é de 56% e o objetivo é chegar aos 75%, até 2025, sendo “fundamental uma maior mobilização por parte de todos os portugueses”.
Fonte: ECO Sapo