Alimentos isentos de IVA
Alimentos isentos de IVA. Veja aqui a lista completa.
Apoio agrícola
Apoio para produção agrícola pode chegar aos 200 milhões de euros
Alimentos isentos de IVA
Alimentos isentos de IVA. Veja aqui a lista completa.
Apoio agrícola
Apoio para produção agrícola pode chegar aos 200 milhões de euros

28 de março de 2023

Projetos agrícolas: Benefícios e precauções

Cada vez mais existe um interesse crescente dos indivíduos em projetos agrícolas, com a ambição de trabalhar na agricultura. Saiba aqui como o fazer.

Portugal tem indubitavelmente um enorme potencial na área agrícola, atraindo cada vez mais jovens empresários, bem como empreendedores, que se interessam pela vida agrícola e pelos investimentos em projetos agrícolas para criar o seu próprio negócio.

A produção agrícola do país apresenta as condições (como a morfologia dos terrenos, a proximidade do mar, as técnicas de produção, etc.) perfeitas de diferenciação dos seus produtos.

Por essa razão, torna-se relevante a aposta em projetos de Agricultura. Para poder tornar-se num empreendedor de sucesso, necessita de estar a par dos apoios para este tipo de investimento e preparar-se para os desafios que enfrentará.

Precauções antes de avançar com um projeto agrícola

A assistência técnica é algo que, numa fase inicial, se torna imprescindível para ter uma exploração agrícola e planear o projeto. Consequentemente, nesse mesmo planeamento, o intuito é organizar a própria produção, sempre conforme as regras de boa gestão e consoante estratégias que tenham como objetivo otimizar processos produtivos conforme os objetivos traçados.

Desta forma, todo o projeto agrícola envolve muito mais do que simplesmente adquirir um terreno e praticar a agricultura. É crucial que se considerem todas as condicionantes do terreno, desde a acessibilidade às formas de regadio, entre outros, bem como no tipo de produtos que se pretende explorar e do género de cultura.

Assim sendo, existe toda uma envolvência de questões pertinentes ao explorar um projeto agrícola, tais como a mão-de-obra, os recursos necessários, as tecnologias de produção, a comercialização dos produtos, etc.

Neste sentido, para ser agricultor, é necessário muito mais que vocação e resiliência, não sendo muitas vezes um processo facilitado. O investimento em formação e o desenvolvimento de competências técnicas e tecnológicas torna-se crucial para se ter uma exploração agrícola de sucesso. Além disto, a constante atualização e renovação de novos processos, das fases de produção e dos apoios disponíveis são também um requisito para tornar a exploração o mais rentável e favorável.

Benefícios

  • A criação do próprio emprego, promovendo o empreendedorismo;
  • Investir num setor que pode vir a ter um elevado desempenho empresarial;
  • Os apoios são mais diversificados para quem investir e trabalhar no setor, de forma a gerir os recursos adequadamente;
  • Rentabilidade económica e qualidade de vida.

Face a estes factos, compreende-se que cada vez mais existem novos desafios para os negócios agrícolas, onde, num mundo globalizado, os que têm sucesso são os que sabem enfrentar esses mesmos obstáculos. Os sistemas de incentivo ao investimento são instrumentos que apoiam a criação de empresas, expansão ou adaptação às exigências de mercado, através do financiamento da atividade.

Para auxiliar, a ActusAgro possui uma vasta experiência no apoio à concretização de projetos de investimento nos setores agrícola, alimentar, turismo e pescas.


Saiba mais em actusagro.com