pepac
Governo flexibiliza candidaturas a apoios do PEPAC após queixas dos agricultores
charcas
Candidaturas Abertas – PDR2020 – Operação 3.2.1 – Investimento na Exploração Agrícola – Construção de Charcas
pepac
Governo flexibiliza candidaturas a apoios do PEPAC após queixas dos agricultores
charcas
Candidaturas Abertas – PDR2020 – Operação 3.2.1 – Investimento na Exploração Agrícola – Construção de Charcas

07 de julho de 2023

Projeto INOV2B premeia as melhores ideias nas Regiões da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela com mais de 10.000 euros

O CEI – Centro de Empresas Inovadoras, em Castelo Branco, acolheu a sessão de encerramento do projeto INOV2B – Empreender na Indústria 4.0.

O Centro de Empresas Inovadoras (CEI) acredita que o projeto “permitiu potenciar o que de melhor cada um dos parceiros faz na área do empreendedorismo” sendo que “cada atividade do projeto procurou impulsionar as várias fases de incubação e o apoio dado aos empreendedores".

O INOV2B teve como principal missão o incentivo à geração de ideias inovadoras e o apoio no desenvolvimento de novas iniciativas empresariais e na criação de novas empresas, com enfoque nas regiões da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela. “O território NUT III das Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa Este, onde o INOV2B foi implementado, é considerado de baixa densidade, com condições de ruralidade associadas, mas acreditamos que é um território resiliente, de onde emergem excelentes ideias de negócios”, salientou Sandra Pio, Gestora de Projetos da InovCluster.

A sessão de encerramento do projeto INOV2B contou com a apresentação de 3 missões inversas, com oradores internacionais que desenvolvem um trabalho de relevo nas quatro fileiras de enfoque do programa (Agroalimentar, TICE, Indústrias Cultural e Criativa e Automação e Robótica). Partilharam os seus casos de sucesso e as vantagens percecionadas e reais, derivadas da existência de um ecossistema forte de apoio à promoção do espírito empresarial nos países que representaram. Adrian Preda, da Roménia, falou-nos sobre “Educação para o Empreendedorismo na Europa”; já Teresa Di Tria, de Itália, abordou “O impacto das Comunidades Digitais (Nómadas) nos territórios; Vinicio Pina, vindo diretamente de São Tomé, partilhou “A afirmação do Cacau como produto de valor acrescentado”.

 

Fonte: Diário Digital Castelo Branco