Agricultores de regadio Algarve
Algarve é a única região com dormidas ainda abaixo de 2019
formação COTS
Tratores: Formação COTS prorrogada até agosto de 2024
Agricultores de regadio Algarve
Algarve é a única região com dormidas ainda abaixo de 2019
formação COTS
Tratores: Formação COTS prorrogada até agosto de 2024

02 de agosto de 2023

Projeto em Mértola para recuperar lebre ibérica e coelho bravo

A Câmara de Mértola irá lançar um projeto estratégico para recuperar a lebre ibérica e o coelho bravo no concelho.

As populações da lebre ibérica e do coelho bravo apresentam uma diminuição drástica nos últimos tempos, devido a questões sanitárias. De acordo com a autarquia de Mértola, o concelho “tem uma marca importante a defender, ‘Capital da Caça’”, no sentido em que, para “continuar a assumir e agregar a Mértola esta marca” é necessário “sustentabilidade”. Assim sendo, a autarquia define algumas estratégias para o setor da caça, “no sentido de encontrar soluções para alguns dos problemas graves que o setor atravessa”.

Surge então o Projeto de Recuperação de Coelho-bravo e Lebre-ibérica (PRLIC), que será desenvolvido em quatro fases, sendo a primeira a criação de condições físicas em quatro parques que se situam na Zona de Caça Municipal.

O segundo passo será inserir animais de ambas as espécies nos parques, com o intuito de, na fase seguinte, “repovoar a Zona de Caça Municipal com os animais criados nesses parques”.

Por último, pretende-se “replicar este mesmo modelo, nas outras zonas de caça do concelho de Mértola que sintam a necessidade de aumentar os seus efetivos de coelho bravo e lebre ibérica”.

Além disso, a Câmara de Mértola afirma ainda que “depois de terminado este projeto”, será lançada uma iniciativa semelhante, “mas desta vez com o foco na perdiz vermelha”. 

 

Fonte: Correio Alentejo