resíduo zero
Avanços e recuos no setor de produtos resíduo zero
sustentabilidade para as empresas
A importância da sustentabilidade para as empresas
resíduo zero
Avanços e recuos no setor de produtos resíduo zero
sustentabilidade para as empresas
A importância da sustentabilidade para as empresas

11 de julho de 2024

Produtores florestais preocupados com reprogramação do PEPAC

Foto em Unsplash

Medidas de investimento florestal da reprogramação do PEPAC em risco com transferência para medidas de superfície.

Os produtores florestais expressaram hoje a sua preocupação com a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC). Em carta enviada ao Governo, as federações de produtores alertaram para a redução de 503 milhões de euros nas medidas de investimento, valor que está a ser transferido para medidas de superfície sem caráter produtivo.

Para os subscritores da carta, é fundamental que a capacidade de investimento se mantenha no setor agrícola e florestal, garantindo assim a modernização e inovação necessárias para a utilização eficiente dos recursos. Exigem ainda que esta reprogramação não seja feita à custa das medidas de investimento florestal, como já ocorreu no passado.

A situação é ainda mais alarmante devido ao atraso nas medidas florestais do PEPAC, que não terão candidaturas abertas até 2024. Desde outubro de 2023, o setor florestal ficará privado de investimentos durante mais de um ano, o que representa um grande prejuízo para a sua sustentabilidade e desenvolvimento.

Os produtores florestais apelam ao Governo liderado por Luís Montenegro para que reconsidere a reprogramação do PEPAC e garanta que as medidas de investimento florestal não sejam negligenciadas em detrimento de outras áreas. A inação neste sentido poderá comprometer a competitividade e resiliência do setor florestal no futuro.

 

Fonte: Agroportal