fiape
FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz com mais de 500 expositores
prr
“PRR foi uma oportunidade perdida para o setor agrícola”, diz presidente da CAP
fiape
FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz com mais de 500 expositores
prr
“PRR foi uma oportunidade perdida para o setor agrícola”, diz presidente da CAP

26 de abril de 2023

Produtores de leite revoltados com redução de 5 cêntimos do preço pago à produção

Os produtores de leite do país manifestaram no dia de hoje “revolta” com a redução de cinco cêntimos do preço pago aos mesmos pelas cooperativas associadas da Lactogal e pela Parmalat Portugal.

A partir de segunda-feira, a redução de cinco cêntimos começa a ser feita para os produtores pelas cooperativas associadas da Lactogal e Parmalat. Para a Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep), os produtores estão “mais uma vez” a ser “obrigados a ‘pagar’ já as promoções, sem terem ainda recebido qualquer ajuda prometida”.

Além disto, a Aprolep afirmou, em comunicado que “na semana em que se tornou efetivo o ‘IVA zero’ e algumas arcas e superfícies comerciais anunciaram que ‘baixaram os preços mais do que o IVA’, os produtores de leite que fornecem as cooperativas associadas da Lactogal, bem como outras indústrias, nomeadamente a Parmalat Portugal, foram informados sobre a redução de cinco cêntimos no preço por litro de leite ao produtor a partir de 01 de maio”.

O secretário-geral da Aprolep, afirmou ainda, em declarações à agência Lusa que a “redução causou surpresa e revolta nos produtores, em particular do setor cooperativo”.

Isto porque, segundo Carlos Neves, em 2022, e por diversas ocasiões, os produtores do setor cooperativo “foram os últimos a ver o preço atualizado”, tendo ficado “a receber menos do que os produtores que fornecem empresas privadas”.

O dirigente associativo nota que, comprando as cooperativas associadas da Lactogal 70% do leite em Portugal, o preço pago por este grupo “é o valor de referência utilizado por todos os compradores”, porque “as empresas privadas não sentem a obrigação de pagar mais do que paga a cooperativa que é dos agricultores”

“Estamos muito preocupados. Estamos a ter menos produção de forragens e a palha, vinda de Espanha, que precisamos de comprar tanto para as camas dos animais, como para os alimentar está a subir o preço todos os dias porque há uma grande seca em Espanha”, salienta.

 

Fonte: Agroportal