gnr
GNR reforça patrulhamento e fiscalização nas explorações agrícolas e florestais
fenómenos climáticos
Fenómenos climáticos adversos – Ministra confirma autorização de Bruxelas para usar 23 milhões do Orçamento de Estado
gnr
GNR reforça patrulhamento e fiscalização nas explorações agrícolas e florestais
fenómenos climáticos
Fenómenos climáticos adversos – Ministra confirma autorização de Bruxelas para usar 23 milhões do Orçamento de Estado

28 de junho de 2023

Primeira empresa de vinho em Portugal certificada pelo Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola

A Symington Family Estates é a primeira produtora de vinho em Portugal certificada pelo Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola.

A certificação recebida pela Symington Family Estates foi criada pelo Instituto da Vinha e do Vinho e pela ViniPortugal e tem como objetivo é a “gestão sustentável do operador”, que passa a poder utilizar o selo na sua comunicação e em todos os seus produtos, nomeadamente na rotulagem destes.
De acordo com a ViniPortugal, “esta certificação é um processo transparente e independente, que se baseia em auditorias realizadas por organismos de certificação acreditados” na medida em que “para obter esta certificação, a Symington Family Estates foi avaliada ao abrigo do Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade relativamente à dimensão da totalidade da sua atividade em território nacional”. Esta Entidade que é gestora do Referencial “tem como missão a coordenação geral da Certificação Nacional de Sustentabilidade dos operadores económicos e a gestão das permissões das entidades certificadoras, bem como a comunicação e divulgação do Referencial Nacional”.

Segundo a ViniPortugal, a Symington Family Estates “é um dos maiores produtores de vinho em Portugal, o principal proprietário de vinhas no Vale do Douro e um dos mais importantes produtores de vinho português”. Neste sentido, a empresa de vinho em Portugal afirmou, em comunicado que obteve a certificação “com o nível A (nível máximo)” sendo que “todas as áreas da empresa estiveram envolvidas na exaustiva e exigente auditoria que teve uma duração de três dias, executada pela LRQA, uma das principais entidades globais independentes de certificação”.

A empresa de vinho acredita que “esta certificação dá-nos motivação para continuar e para melhorar o nosso desempenho, com o objetivo maior de sermos uma referência e um exemplo a seguir pelos que trabalham connosco e por parte dos nossos clientes”.

Para o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, “é muito positivo ver que o setor já está a dar uma resposta proativa às crescentes exigências dos mercados internacionais no que diz respeito à sustentabilidade”. Por sua vez, “a criação deste Referencial veio ajudar a traçar o caminho, criando um processo acessível a todas as organizações do setor vitivinícola nacional responsáveis e orientadas para este tema. Importa olhar para a sustentabilidade e, em particular para esta certificação, como uma forma de criar valor económico, social e ambiental. Estamos convictos que esta é a primeira de muitas empresas do setor a receber este selo”, afirmou Frederico Falcão.

Fonte: Frutas Legumes e Flores