agricultura algarvia
Nova FEDAGRI Surge para Defender a Agricultura Algarvia
sustentabilidade para as empresas
Sustentabilidade: Ações pequenas e consistentes
agricultura algarvia
Nova FEDAGRI Surge para Defender a Agricultura Algarvia
sustentabilidade para as empresas
Sustentabilidade: Ações pequenas e consistentes

26 de agosto de 2024

Poupança de água nas culturas agrícolas: filmes de cobertura biodegradável

Foto em unsplash

Para corresponder à seca que se instala no país, a poupança de água nas culturas agrícolas tem tido várias soluções para amenizar este problema.

A redução da rega tem tido consequências nefastas para as culturas agrícolas no país, como a diminuição da produção, a qualidade de muitas culturas e grandes perdas económicas.

De forma a manter a atividade do setor agrícola, investir na melhoria da irrigação e do uso de água torna-se fundamental. Uma das novas medidas utilizadas são os filmes de cobertura biodegradável, que implicam um sistema com maior eficiência na retenção de água e envolvem menos investimento.

A Novamont efetuou um estudo, onde se comparou durante três anos, mais propriamente de 2020 a 2022, os resultados obtidos com a utilização de filmes de cobertura biodegradável e culturas cultivadas sem filme em plantações de tomate para a indústria.

Assim, foram recolhidos dados sobre meteorologia, precipitação, monitorização dos campos, fases fenólicas, análise de infestantes, necessidades hídricas e rendimento. O campos foram sujeitos a monitorização  da humidade do solo e a rega foi efetuada considerando o que foi detetado pelas sondas.

Em termos de resultados, foram obtidos dois resultados principais. Primeiramente, graças à utilização do filme, é possível um melhor controlo das ervas daninhas e evita horas de monda manual: a limpeza necessária para o controlo das ervas daninhas na área de solo com filme foi reduzida para metade em comparação com a área sem filme.

Em segundo lugar, a eficiência da utilização da água pela planta, com uma diminuição de mais de 12% a favor do filme.

Comparando os dois filmes, compreende-se que a humidade presente no ensaio com filme de cobertura biodegradável foi sempre mais elevada do que no ensaio com a cultura tradicional sem filme, ou seja, o solo sob o filme de cobertura apresentava um teor médio de humidade mais elevado do que o solo da cultura tradicional, demonstrando que a irrigação foi reduzida e as plantas tiveram uma melhor capacidade para suportar os períodos de stress hídrico.

Neste sentido, para concluir, entende-se que quando se utiliza um filme de cobertura biodegradável no solo em cultura do tomate industrial:

  1. Melhor utilização da água de rega;
  2. Gestão ótima das ervas daninhas ao longo da linha de transplante;
  3. Aumento das inflorescências e dos cachos: maior rendimento comercializável;
  4. Melhoria do grau Brix dos bagos;
  5. Oportunidade de antecipar os transplantes;
  6. Sem problemas de colheita mecânica.

 

Fonte: Revista Voz do Campo