Os oceanos estão a mudar de cor e ficaram mais verdes nos últimos 20 anos
Candidaturas ao AgriJovem 2023 abertas até 31 de Julho
Os oceanos estão a mudar de cor e ficaram mais verdes nos últimos 20 anos
Candidaturas ao AgriJovem 2023 abertas até 31 de Julho
17 de julho de 2023
PortugalFoods lança programa de internacionalização para PME da indústria agroalimentar
Chama-se Go Global e é o plano que a PortugalFoods lançou para o período 2023/24, que inclui 40 ações em 20 mercados até ao final de 2024.
O objetivo do programa lançado pelo PortugalFoods é a capacitação das pequenas e médias empresas do setor agroalimentar nacional para o desafio da internacionalização, onde países como o Japão e a Coreia do Sul fazem parte do mapa de oportunidades para as pequenas e médias empresas, com potencialidade nestes dois mercados que contam com mais de 175 milhões de consumidores no conjunto.
Desta forma, os desafios logísticos devem ser ultrapassados, sendo estes impostos pela distância e a adaptação da oferta às especificidades culturais e gastronómicas dos dois países da Ásia uma vez que os benefícios podem ser enormes.
Foi organizado pela PortugalFoods, há dois dias, o workshop “Get in touch with South Korea and Japan”, onde se pretendeu explorar as potencialidades que podem ser encontradas a Oriente, bem como identificar os cuidados e prioridades a ter na abordagem comercial a estes mercados.
A portugalFoods identificou estas duas geografias como prioritárias para a internacionalização do setor agroalimentar made in Portugal no seu plano conjunto Go Global, que tem data até ao fim de 2024 e tem como objetivo dar a conhecer duas dezenas de mercados bastante distintos uns dos outros, desde o sudeste asiático, aos Estados Unidos.
O projeto contará com 40 iniciativas, com a participação em feiras internacionais tão diversas quanto Anuga na Alemanha ou SIAL Xangai, na China, organização de missões empresariais a vários países (ou de visitas inversas, de comitivas empresariais estrangeiras a Portugal), que terão no seu programa mostras de produto e ações de promoção em street food e em ponto de venda.
Neste workshop, a PortugalFoods apresentou, de modo mais abrangente, o projeto Go Global, proporcionando ao setor agroalimentar nacional, o acesso a mercados externos diversificados e relevantes através da implementação, num conjunto diverso de empresas, de um plano de ações de internacionalização, com o objetivo de incrementar a competitividade e a base exportadora da indústria, principalmente as PME.
As iniciativas do programa Go Global são cofinanciadas pelo Compete2030, Portugal2030, Algarve 2030, Lisboa2030 e União Europeia no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Fonte: Agroportal