Pedido único 2025
Pedido Único 2025: Prazo de Candidatura prolongado até 6 de junho
Apoio para Economia Circular
Economia Circular: Vantagens Estratégicas para as Empresas
Pedido único 2025
Pedido Único 2025: Prazo de Candidatura prolongado até 6 de junho
Apoio para Economia Circular
Economia Circular: Vantagens Estratégicas para as Empresas

27 de maio de 2025

Portugal recusa fundo único para apoios da PAC

Foto em UE

Ministro da Agricultura defende a manutenção dos dois pilares da Política Agrícola Comum e rejeita a fusão num único fundo europeu.

Foi no dia de ontem que José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura, recusou a criação de um fundo único europeu que reunisse os dois pilares de apoio aos agricultores, pagamentos diretos e desenvolvimento rural no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC).

“Não concordo com um fundo único. Um fundo único é a destruição da PAC”, afirmou o ministro, à margem de uma reunião com os restantes ministros da Agricultura da União Europeia (UE).

José Manuel Fernandes considera que, embora existam aspetos da PAC que possam ser melhorados, a sua desestruturação ou renacionalização representaria um risco grave para a segurança alimentar e para a estabilidade do setor.

Posto isto, o responsável português reforçou a necessidade de manter os dois pilares na futura PAC (2028-2034) e defendeu um aumento do financiamento de, pelo menos, 2% ao ano em relação ao orçamento anterior. Reiterou ainda que o pilar do desenvolvimento rural poderá articular-se com os fundos da Coesão, mas sem perder a sua autonomia.

A Comissão Europeia está atualmente a preparar a proposta do novo orçamento plurianual, que será posteriormente negociada e aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE.

 

Fonte: Observador