Projeto divulga Guia de Economia Circular para o Setor Vitivinícola
Onze distritos sob aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de chuva
Projeto divulga Guia de Economia Circular para o Setor Vitivinícola
Onze distritos sob aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de chuva
07 de setembro de 2023
Portugal Fresh lança plano de internacionalização com 1,5 milhões de euros de investimento
O objetivo do plano da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações em 2030.
A Portugal Fresh é uma Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores, que lançou um plano de internacionalização para empresas, financiado em 48% pelo FEDER para os próximos dois anos.
Desta forma, o intuito deste projeto é fortalecer a competitividade das empresas em mercados digitais, com a previsão de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor.
Apresentado na Agroglobal, o plano apoiado pelo Portugal 2030, prevê um investimento de 1,56 milhões de euros, com financiamento por parte do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 48%.
O objetivo do projeto, segundo a Portugal Fresh em comunicado enviado às redações, é a internacionalização de modo a atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.
Em 2024 marca-se o início das missões empresariais e ações de prospeção, que têm como foco os mercados dos Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia (particularmente em 2025).
Por outro lado, o projeto contará com a presença nas feiras mais pertinentes a nível internacional da União Europeia, onde os maiores compradores de frutas e legumes do mundo se encontram para descobrir os melhores fornecedores. De acordo com a Portugal Fresh são ações que “funcionam como plataforma de negociação com os 136 países para onde são exportados os produtos portugueses”.
Consequentemente, a Portugal Fresh levará as empresas do país à Fruit Attraction, que ocorre em 2023 e 2024, à Fruit Logistica em 2024 e 2025 e à IPM Essen de 2024 a 2025.
No ano passado, as exportações de Portugal em termos de frutas, legumes e flores ultrapassaram, pela primeira vez, os 2.000 milhões de euros, sendo que este ano, de janeiro a junho, as vendas internacionais aumentaram em 8,3%, ultrapassando 1.000 milhões de euros.
Todos estes números são para a Portugal Fresh “o resultado de mais de uma década de investimento, não só na promoção internacional, mas também em inovação, tecnologia e sustentabilidade”.
Fonte: Jornal de Negócios