VI Encontro do Medronho e do Medronheiro dia 8 de dezembro
Votações abertas para a eleição da árvore portuguesa do ano 2024
VI Encontro do Medronho e do Medronheiro dia 8 de dezembro
Votações abertas para a eleição da árvore portuguesa do ano 2024
30 de novembro de 2023
Portugal Fresh: Exportações de frutas, legumes e flores aceleram 10% até setembro
Foto em Portugal Fresh
Segundo a Portugal Fresh, as exportações de frutas, legumes e flores atingiram 1653 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
Foi um aumento de 10% que ocorreu nos primeiros nove meses do ano, que alcançou os 1653 em exportações de frutas, legumes e flores.
A Portugal Fresh (Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores de Portugal) compilou alguns dados do INE, onde os produtos hortícolas registaram o maior aumento, com as vendas internacionais a subirem 32% relativamente ao mesmo período de 2022, para 372 milhões de euros.
As exportações de fruta (a categoria de produto mais vendida nos mercados internacionais) juntaram cerca de 695 milhões de euros, um aumento de 1%. No que toca ao volume, as exportações de frutas, legumes e flores decresceram 8,9% para 1269 milhões de quilos. Exceção para os hortícolas, que aumentaram as quantidades comercializadas para o estrangeiro em 15,6%.
De acordo com a Portugal Fresh, as exportações de frutas, legumes e flores devem atingir os 2200 milhões de euros até ao final de 2023.
Gonçalo Santos Andrade, o presidente da Portugal Fresh afirmou que “As exportações entre janeiro e setembro refletem mais de uma década de investimento em promoção internacional, em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Mas para manter o bom ritmo de exportação, é preciso estratégia política de investimento em reformas estruturais. Reforçamos a necessidade urgente de apostar nos recursos hídricos, promovendo uma gestão adequada da água. Mas para manter o bom ritmo de exportação, é preciso estratégia política de investimento em reformas estruturais. Reforçamos a necessidade urgente de apostar nos recursos hídricos, promovendo uma gestão adequada da água. Sem esta prioridade, dificilmente conseguimos superar metas e ganhar maior competitividade”.
Deste modo, existe um Projeto Conjunto de Internacionalização para 2023-2025 a decorrer, que tem como objetivo a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor.
Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projeto prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.
Fonte: Agroportal