Estatísticas Agrícolas de 2023 Revelam Desafios e Crescimentos no Setor
Debate analisa resultados do Programa de Valorização do Interior
Estatísticas Agrícolas de 2023 Revelam Desafios e Crescimentos no Setor
Debate analisa resultados do Programa de Valorização do Interior
02 de agosto de 2024
Portugal 2030: Execução de 3% no primeiro semestre
Foto em Portugal2030
O Portugal 2030 apresentou uma taxa de execução de 3% no primeiro semestre, representando um aumento de quatro décimas desde que o novo Governo assumiu funções.
Apesar dos aumentos de 4 décimas face ao período homólogo, a taxa de execução de 3% do Portugal 2030 ainda está muito aquém do alcançado pelos quadros comunitários anteriores, como o Portugal 2020 e o QREN.
Com 1.705 operações aprovadas, o Portugal 2030 tem 1.977 milhões de euros aprovados e 699 milhões executados até agora. O Programa Pessoas 2030 destaca-se como o mais beneficiado, com o maior volume de verbas a concurso, aprovadas e executadas.
As operações aprovadas incluem apoios à formação superior e avançada, qualificação profissional, emprego, igualdade de acesso à educação e (re)qualificação de adultos. O Açores 2030, o Sustentável 2030 e o Compete são alguns dos programas operacionais que se destacam em termos de execução de fundos.
Apesar dos progressos, Portugal continua em último lugar em termos de desembolsos da Comissão Europeia no que diz respeito ao Portugal 2030. O ministro Adjunto e da Coesão expressou preocupação com esta situação, ressalvando que é importante acelerar a execução dos fundos europeus.
Com um foco na aceleração dos fundos europeus, o novo Governo tem trabalhado para impulsionar a execução do Portugal 2030 e garantir que os apoios cheguem rapidamente aos beneficiários. A expectativa é que nos próximos meses haja um aumento significativo na taxa de execução e uma maior utilização dos recursos disponíveis para impulsionar o desenvolvimento do país.
Fonte: ECO Sapo