Governo prorroga IVA zero no cabaz alimentar básico até ao final do ano
Oleiros reforça combate à vespa asiática
Governo prorroga IVA zero no cabaz alimentar básico até ao final do ano
Oleiros reforça combate à vespa asiática
08 de setembro de 2023
Polinização e apicultura: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios (Projeto BeeLand)
O Projeto BeeLand tem como objetivo criar as ferramentas para alavancar a apicultura e os Méis DOP portugueses.
Através da valorização do potencial da polinização como atividade económica, o Projeto BeeLand pretende também contribuir para a resiliência ambiental, económica e social nas diversas regiões do país no que toca à apicultura.
A tradição apícola encontra-se bastante enraizada em Portugal, sendo que 9 regiões são de Mel DOP. Desta forma, a genuinidade do Mel DOP tem vindo a ser ameaçada pelas alterações climáticas, pelos incêndios e também pela introdução de espécies invasoras que levam a alterações profundas nos territórios, provocando grandes perdas na produção apícola certificada.
A Apicultura é o objeto central do Projeto BeeLand, particularmente os Méis DOP portugueses, com o intuito de valorizar o potencial da polinização da apicultura como atividade económica e contribuir para a resiliência ambiental, garantindo a sustentabilidade do serviço de polinização prestado pelas abelhas.
Deste modo, uma Bolsa de Polinização Apícola será criada tendo por base inquéritos aplicados aos apicultores e agricultores, com o complemento de estudos que permitam caracterizar o impacto socioeconómico da polinização nos territórios DOP.
Fonte: Voz do Campo