apicultura
Apicultura: uma atividade imprescindível para a biodiversidade
Sistemas Alimentares Sustentáveis
Transição para Sistemas Alimentares Sustentáveis
apicultura
Apicultura: uma atividade imprescindível para a biodiversidade
Sistemas Alimentares Sustentáveis
Transição para Sistemas Alimentares Sustentáveis

05 de julho de 2024

Plano de ações para impulsionar o rendimento e atrair mais jovens para o setor agrícola

Foto em Unsplash

O Ministro da Agricultura revelou um ambicioso plano de ações para aumentar o rendimento dos agricultores, bem como atrair mais jovens para o setor agrícola.

José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura prestou uma visita à Feira Nacional de Agricultura em Santarém, na qual revelou um plano de ações ousado, onde o objetivo é aumentar o rendimento agrícola e atrair mais jovens para o setor. 

Deste modo, dentro da panóplia de medidas, destaca-se não só a revisão do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), como também a melhoria dos incentivos para jovens agricultores e a criação de um novo instrumento financeiro relativamente ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020).

A necessidade de revisar o PEPAC foi salientada por José Fernandes, de modo a incrementar os salários dos agricultores, afirmando que “Vamos trabalhar na revisão do PEPAC com vista a aumentar o rendimento do agricultor. Vamos melhorar os prémios para os jovens agricultores”.

Neste sentido, a revisão tem o intuito de tornar o setor mais atrativo e rentável, principalmente para as gerações mais recentes que têm o desejo de iniciar a vida laboral na agricultura. Inserido neste objetivo, está um dos anúncios lançados, com a introdução de um instrumento financeiro piloto, que contará com um montante inicial de cerca de duzentos milhões de euros, com uma taxa de juros zero nos cinco anos iniciais. Esta medida visa facilitar o acesso à terra e ao capital necessário para iniciar e expandir atividades agrícolas. O Ministro explicou ainda que “Se correr bem, queremos aumentar este montante. Com estes recursos, também haverá a possibilidade de adquirir terra para os jovens agricultores, algo muito importante”.

Foi ainda mencionada por José Manuel Fernandes a possibilidade de abrir uma linha orçamental específica para criar um fundo que auxilie na manutenção do rendimento dos agricultores. “Em termos europeus, temos defendido algo que é justo: uma garantia europeia para que possamos ter seguros disponíveis em condições de igualdade com os outros Estados membros”.

Em entrevista exclusiva à Revista Voz do Campo, e questionado sobre a possibilidade das Direções Regionais de Agricultura virem a ser repostas, o responsável pela pasta da agricultura preferiu responder anunciando uma reavaliação organizacional do Ministério da Agricultura para aumentar a presença no terreno e o apoio direto aos agricultores. “Está no programa do Governo uma reponderação da organização atual. Vamos aumentar essa presença para dar apoio ao agricultor. Nós não deixaremos os agricultores abandonas”, garantiu o Ministro.



Fonte: Revista Voz do Campo