terrenos
GNR sinalizou mais 44% de terrenos por limpar
Investimento Empresarial portugal 2030
Portugal 2030 – Candidaturas abertas para projetos de investimento em inovação
terrenos
GNR sinalizou mais 44% de terrenos por limpar
Investimento Empresarial portugal 2030
Portugal 2030 – Candidaturas abertas para projetos de investimento em inovação

03 de maio de 2023

Pedido Único – pagamentos em outubro estão em risco

A um mês do fim do prazo para as candidaturas ao Pedido Único, encontra-se por candidatar ao Apoio ao Rendimento Base, 94% da área definida como meta no PEPAC.

Uma falha no sistema das candidaturas ao Pedido único de Ajudas (PU2023) é denunciada pela CAP, que procura uma solução urgente para ultrapassar esta questão que revela uma grande incompetência governativa. 

De acordo com os dados de 30 de abril do IFAP, referentes aos dois meses desde o início da campanha e a um mês de terminar, apenas foram feitas candidaturas ao Apoio ao Rendimento Base (ARB) com uma percentagem de 6% da área definida como meta no PEPAC. Estas informações permitem concluir que apenas 195.427 hectares estão a ser alvo de candidaturas, de um total de 3.036.795 hectares.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, bem como o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, visitaram dia 28 de fevereiro o Departamento de Gestão Integrada, do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), sendo que foi feita uma demonstração/simulação de um processo de candidatura, no entanto, a simulação pode não ser suficiente para depois funcionar em situações reais.

O PEPAC (2023-2027) começou, segundo a notícia da CAP, da pior forma uma vez que passados dois meses da abertura das candidaturas ao Pedido Único da campanha de 2023 - que a Ministra pretendeu assinalar com a visita aos serviços do IFAP - a plataforma de candidaturas apresenta um mau funcionamento com erros de grande gravidade, resultando em prejuízos para os agricultores.

Na notícia da CAP, a mesma fez questão de “manifestar publicamente o seu agradecimento a todos os técnicos das Organizações de Agricultores que, sem condições para realizarem os pedidos de ajuda, diariamente acompanham os agricultores”.


Fonte: CAP notícias