produtividade na agricultura
Candidaturas ao Prémio Nacional de Agricultura abertas
pagamentos aos agricultores
Ministério da Agricultura falha prazo de pagamentos aos agricultores
produtividade na agricultura
Candidaturas ao Prémio Nacional de Agricultura abertas
pagamentos aos agricultores
Ministério da Agricultura falha prazo de pagamentos aos agricultores

15 de setembro de 2023

OLIVUM debate os novos desafios da olivicultura nacional

Foto de Vytas em Unsplash

A Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal (OLIVUM) realizou um seminário na Agroglobal relativamente ao tema “Novos desafios para a olivicultura nacional”.

Diversos temas essenciais sobre olivicultura e sustentabilidade no olival foram discutidos por um painel de especialistas na maior feira profissional agrícola de Portugal.
O presidente da OLIVUM, Pedro Lopes, realçou, na abertura do evento Agroglobal, a importância da olivicultura em Portugal, delineando os desafios e as oportunidades que os profissionais enfrentam atualmente. De acordo com Pedro Lopes, “o setor continua a transformar-se. Está a tornar-se ainda mais moderno, tecnológico e sustentável. Mas para que seja possível acompanhar essas mudanças e estabelecer padrões elevados é fundamental reforçar a inovação, cooperação e resiliência por forma a enfrentar os desafios em constante evolução no setor”.

Deste modo, o coordenador do Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo (PSAA), Gonçalo Moreira, salienta o facto de que este projeto promovido pela OLIVUM, em parceria com a Universidade de Évora, é pioneiro globalmente.

Várias reflexões valiosas foram determinadas pelo coordenador na sua intervenção, no que toca à sustentabilidade no olival, com destaque na importância de práticas agrícolas responsáveis e o seu impacto positivo na produção de azeite. “O PSAA está já na sua segunda fase e os resultados não podiam ser mais animadores. Falamos de uma ferramenta que irá capacitar os produtores e fortalecer a posição de Portugal como líder mundial na produção de azeite de qualidade, combinando tradição, inovação e sustentabilidade”, referiu.


Fonte: Notícias CAP