Polinização e apicultura: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios (Projeto BeeLand)
Agricultores pedem apoio imediato face a prejuízos causados por intempérie em Trás-os-Montes
Polinização e apicultura: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios (Projeto BeeLand)
Agricultores pedem apoio imediato face a prejuízos causados por intempérie em Trás-os-Montes
08 de setembro de 2023
Oleiros reforça combate à vespa asiática
Nos dois últimos anos, o concelho de Oleiros distribuiu mais de 400 armadilhas para a captura da vespa asiática.
Os meios de combate para a vespa asiática encontram-se a ser reforçados de acordo com a Câmara Municipal de Oleiros, sendo que dos equipamentos já adquiridos, “o município está a reforçar os meios utilizados nesta operação, para sermos mais ágeis e eficazes, num investimento no valor de 1.400 euros. Estamos empenhados em responder prontamente aos casos reportados pela população”.
O presidente da autarquia do distrito de Castelo Branco, Miguel Marques salientou a eficácia das armadilhas e a sua disponibilização, acrescentando porém que houve conhecimento de pessoas com picadas, que tiveram de receber tratamento hospitalar, sendo isto “um problema de saúde pública”, apelando à população para que reporte a existência de ninhos, para que se possa atuar.
As armadilhas são disponibilizadas gratuitamente pela autarquia de Oleiros, que pediu a colaboração da população para ajudar a identificar a localização dos ninhos, através da plataforma na Internet STOPvespa, “para posterior validação da informação pelos serviços competentes”.
No mês de agosto, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Oleiros destruiu, de acordo com a autarquia, “meia centena de ninhos de vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática”, onde se considera ter “havido um aumento no número de casos de ninhos avistados em áreas urbanas e dentro de habitações”.
A Câmara de Oleiros destacou a sua atenção e apoio aos apicultores prejudicados pela vespa asiática: “Desde cedo apoiámos os apicultores no combate à crescente presença da vespa velutina e aos impactos que esta espécie causa na produção apícola”.