colheita de milho
Boas expectativas para a campanha de colheita de milho
apoio à reestruturação e conversão de vinhas
Governo volta a alterar normas do apoio à reestruturação da vinha
colheita de milho
Boas expectativas para a campanha de colheita de milho
apoio à reestruturação e conversão de vinhas
Governo volta a alterar normas do apoio à reestruturação da vinha

28 de agosto de 2023

O preço do azeite poderá chegar aos 10 euros ainda este ano

O preço do azeite que tem vindo a aumentar em Espanha poderá trazer consequências para o mercado português.

Mariana Matos, a secretária-geral da Casa do Azeite, considera que os preços praticados em Espanha são praticamente os mesmos que se praticam em Portugal, podendo vir a afetar o setor mundialmente.

A seca é o fator principal para o previsto aumento do preço do azeite em Espanha, uma vez que as condições do clima adversas de 2023 provocaram uma colheita com poucos benefícios para os seus trabalhadores.

Deste modo, pelas dificuldades passadas provocadas pelas condições atmosféricas desfavoráveis, muitos trabalhadores tiveram de considerar as suas opções, chegando mesmo alguns a abandonar de forma definitiva as suas culturas.

No país, a Casa do Azeite trata-se de uma associação privada que comercializa, embala e rotula o azeite, com 50 associados, com uma representação de 80% do setor em Portugal.

Em declarações à Rádio Renascença, Mariana Matos afirma que “a Espanha é líder do setor mundial e que tudo o que se passa lá influencia o mercado português”, com preços de 70 a 80% mais elevados quando comparados com o período de 2022.

Segundo a secretária-geral, “os preços nunca estiveram tão altos” e, se as perspetivas de aumento continuarem, o preço do azeite ao produtor poderá mesmo chegar aos 10 euros por litro, “um preço exorbitante e que será impossível manter as atuais quotas de consumo”.

 

Fonte: Rádio Renascença