Governo anuncia apoio excecional de 60 milhões de euros para agricultores em 2025
Poupança de água nas culturas agrícolas: filmes de cobertura biodegradável
Governo anuncia apoio excecional de 60 milhões de euros para agricultores em 2025
Poupança de água nas culturas agrícolas: filmes de cobertura biodegradável
22 de agosto de 2024
Nova FEDAGRI Surge para Defender a Agricultura Algarvia
Foto em unsplash
Com o apoio de 18 entidades, a Federação da Agricultura Algarvia visa promover o desenvolvimento e a representação dos interesses do setor na região.
No último sábado, 17 de agosto, foi oficialmente apresentada a FEDAGRI - Federação da Agricultura Algarvia, um novo organismo que reúne 18 entidades representativas do setor agropecuário, florestal e da agricultura no Algarve. A iniciativa surge com o objetivo de defender e promover os interesses agrícolas da região, crucial para a economia tanto local, como nacional.
Posto isto, no decorrer do evento de lançamento, o porta-voz da Comissão Instaladora, Afonso Nascimento, destacou a importância para a soberania alimentar e ocupação do território. De acordo com o porta-voz, “a agricultura algarvia deve ser reconhecida como um setor fundamental. Estamos prontos para atuar como uma voz ativa na formulação das políticas do setor”, salientou revelando a intenção da FEDAGRI de colaborar com as entidades públicas na procura de soluções equitativas e eficazes.
A nova federação tem como missão fomentar o debate sobre questões agrícolas e os projetos relacionados à gestão dos recursos hídricos. Entre os principais objetivos, destaca-se a colaboração com organismos oficiais para o desenvolvimento das políticas agrícolas e a defesa dos interesses do setor junto a instâncias nacionais e internacionais.
Em termos de PIB, o Algarve apresentava 11.624 milhões de euros no ano de 2022, posicionando-se como uma das regiões mais produtivas de Portugal, com o setor primário contribuindo significativamente com 456,6 milhões de euros para economia. A agricultura é responsável por 13.700 empregos permanentes na região, gerando entre 6.000 a 7.000 vagas temporárias, refletindo a robustez do setor.
“A nossa região lidera a produção nacional de citrinos e apresenta um desempenho exemplar em termos de eficiência hídrica, com investimentos contínuos em tecnologia”.
A criação da FEDAGRI decorre da necessidade identificada na Comissão para a Sustentabilidade Hidroagrícola do Algarve, estabelecida em janeiro após o anúncio de cortes de água na região. As eleições para os corpos sociais da nova federação estão agendadas para 4 de setembro, marcando uma nova era para a defesa da agricultura algarvia.
Fonte: Agroportal