fundo ambiental
Banco Mundial transfere um milhão de euros para o Fundo Ambiental em 2023
reflorestação
Câmara da Covilhã promove ação de Reflorestação em Área Ardida do Fogo de 2022
fundo ambiental
Banco Mundial transfere um milhão de euros para o Fundo Ambiental em 2023
reflorestação
Câmara da Covilhã promove ação de Reflorestação em Área Ardida do Fogo de 2022

18 de outubro de 2023

Município de Oliveira do Hospital ajuda apicultores com sete toneladas de alimento

O Município de Oliveira do Hospital vai auxiliar os apicultores do concelho com sete toneladas de alimento para as abelhas, com uma abrangência de 2.332 colónias.

A distribuição de alimentos para as abelhas no concelho de Oliveira do Hospital começa a partir do dia 25 de outubro, beneficiando 53 apicultores que viram aprovadas as sua candidaturas ao Programa de Apoio aos Apicultores, que foi lançado com o objetivo de dar uma ajuda a um setor que enfrenta grandes dificuldades ao nível de escassez de alimento, em virtude das alterações climáticas que afetam a normal regeneração da flora.

O apoio tem como objetivo ajudar a fomentar esta atividade económica que é tão crucial para a história do município, contribuindo para estimular a produção do mel e reforçar o papel que as abelhas têm na manutenção da biodiversidade e polinização de culturas.

Esta medida tornou-se fundamental pelo facto de existir uma falta de alimento para as abelhas, bem como os grandes danos que foram causados na apicultura pela vespa asiática.

Além da ajuda na alimentação, os apicultores beneficiários do programa para Oliveira do Hospital irão também receber armadilhas para o combate à vespa asiática, salientando-se as tentativas do Município de Oliveira do Hospital para controlar a situação, com uma campanha ativa de sensibilização junto da população para comunicação de avistamentos bem como de combate, instalação de armadilhas e destruição de ninhos desta invasora procurando assim diminuir o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das nossas populações e da nossa atividade apícola.

A distribuição de alimento pelos apicultores, com início a partir da próxima quarta feira, dia 25 de Outubro, terá lugar nos estaleiros da Câmara Municipal na Zona Industrial, e todos os apicultores beneficiários receberão nos próximos dias uma comunicação institucional com a informação relacionada com as condições para levantamento do alimento.


Fonte: Agroportal