ADDLAP aprova apoios para aquisição de tratores agrícolas
Vencedores do Concurso de Mel
ADDLAP aprova apoios para aquisição de tratores agrícolas
Vencedores do Concurso de Mel
27 de novembro de 2023
Ministra quer Plano de Revitalização da Serra da Estrela aprovada pelo atual Governo
Foto em Unsplash
A ministra da Coesão Territorial disse, na manhã de hoje, na Guarda, que fará “tudo” para que o Plano de revitalização da Serra da Estrela seja aprovado pelo Governo.
De acordo com a ministra da Coesão Territorial, os esforços são para que o Plano de revitalização da Serra da Estrela “ainda seja aprovado” pelo atual Governo. Estas palavras foram afirmadas na sessão comemorativa dos 824 anos da atribuição do foral à cidade da Guarda, realizada na Sala António de Almeida Santos.
Ana Abrunhosa revelou que o documento em causa lhe foi entregue recentemente pelos autarcas da região da Serra da Estrela.
A governante salientou ainda que “é um plano que foi feito sobretudo pelo território e que, por isso, seja qual for o governo não há qualquer motivo para que não vá em frente”.
O plano para a revitalização da Serra da Estrela apresentava um orçamento inicial de 40 milhões de euros, porém, a ministra defendeu durante o processo de elaboração que o valor poderia subir até ser levado a Conselho de Ministros.
Foram seis os municípios do Parque Natural da Serra da Estrela que criaram o Plano de Revitalização da Serra da Estrela, sendo os mesmos municípios do Parque Natural da Serra da Estrela, na sequência dos grandes incêndios de 2022.
Deste modo, são diversas as medidas presentes no plano, dividindo-se em quatro eixos: ambiente, proteção civil, ordenamento, agricultura e florestas; cultura e marketing territorial; inovação social e habitação; economia e competitividade.
Fonte: Agroportal