seca
Seca: A situação meteorológica aumentou e intensificou-se na região sul em março
perigo de incêndio
Treze concelhos de quatro distritos em perigo de incêndio muito elevado
seca
Seca: A situação meteorológica aumentou e intensificou-se na região sul em março
perigo de incêndio
Treze concelhos de quatro distritos em perigo de incêndio muito elevado

12 de abril de 2023

Mercado do café em Portugal cresceu 8,3% em 2022, atingindo os 590 milhões de euros

As vendas de café em Portugal atingiram os 590 milhões de euros em 2022. Veja aqui todos os dados.

O crescimento das vendas no mercado do café acentuou-se em 8,3% relativamente ao ano passado, de acordo com a Informa D&B, através de um estudo efetuado no setor. A tendência é que o café continue a crescer, sendo que, apesar da quebra em 2020, o setor registou em 2021 um crescimento de 12,4%.

Além disso, no ano de 2022, o café torrado e solúvel atingiu exportações com valores de 121 milhões de euros, o que demonstrou um aumento de 6,1%. Por sua vez, as importações no mesmo ano contaram com 215 milhões de euros, aumentando também em 2,9%.

Quanto às exportações foi possível verificar, pelo estudo da Informa D&B, que o principal destino é Espanha, com 27%, seguindo-se a França, o Reino Unido e a Suíça. Os países origem das importações são principalmente França e Espanha, com 33% e 31%, respetivamente.

Em Portugal, o setor do café apresenta 88 operadores, compostos pela indústria do café e do chá. As empresas são 28% na Zona Norte do país, de seguida com as zonas do Alentejo e do Centro. 

Na maioria, o setor do café é composto por empresas de pequena dimensão, com número reduzido de grandes companhias, apresentando, normalmente, uma oferta diversificada. Os números de trabalhadores são bastante pequenos, na medida em que cerca de 90% das empresas apresentam menos de 50 trabalhadores. À exceção da Delta que tem mais de mil empregados e de outras duas empresas com 250 ou mais.

Consulte os dados gerais de 2022 aqui.

Fonte: Agroportal