VIIAFOOD: Acelerar a inovação na indústria alimentar
Museu Soares dos Reis no Porto acolhe Festival do Vinho Verde durante três dias
VIIAFOOD: Acelerar a inovação na indústria alimentar
Museu Soares dos Reis no Porto acolhe Festival do Vinho Verde durante três dias
19 de setembro de 2023
Mais facilidade na anexação de terrenos rústicos
Foto de Anne Nigard em Unsplash
O regime do cadastro simplificado foi alvo de alterações a fim de desburocratizar o mesmo, para que os terrenos rústicos sejam mais amplos.
O decreto-lei que aprova o regime jurídico do cadastro predial e do Balcão Único do Prédio (BUPi) entra em vigor no dia 21 de novembro deste ano e define que os proprietários de parcelas contíguas podem agora criar uma única matriz fiscal e registo predial para o conjunto de vários prédios rurais.
Esta possibilidade de anexação dos terrenos rústicos tem o objetivo de obter menos processos burocráticos e obter terrenos rústicos com áreas mais amplas, onde se pode efetuar no BUPi uma única Representação Gráfica Georreferenciada (RGG), que poderá mais tarde ser “usada em todos os atos e registos necessários à concretização da anexação”.
Além desta oportunidade, o pacote de alterações apresenta uma novidade relativamente ao cadastro simplificado em processos de conciliação administrativa, onde passa a existir a possibilidade de a audiência dos interessados se realizar através do recurso a meios de comunicação eletrónica, desde áudio, vídeo ou mesmo videoconferência.
Com o intuito de resolver os casos que não estejam identificadas todas as extremas dos prédios confinantes entre si, e que não sejam conhecidos os respectivos proprietários, estas situações vão passar a ser publicadas no site da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), bem como localmente, nas câmaras e juntas de freguesia onde se situam os terrenos, tanto nos respectivos sites, como através de editais.
Fonte: Produtores Florestais