Vinhos Verdes aumentam seguro de colheitas para 35 cêntimos por quilo
Celorico da Beira: Comemorações do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial da Árvore
Vinhos Verdes aumentam seguro de colheitas para 35 cêntimos por quilo
Celorico da Beira: Comemorações do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial da Árvore

20 de março de 2023

Lidl exportou 27.000 toneladas de frutas e legumes portugueses para 11 países em 2022

A rede de supermercados Lidl exportou 27.000 toneladas de frutas e legumes portugueses para 11 países no ano passado.

Foi na campanha conjunta com a Portugal Fresh que o Lidl anunciou estas estatísticas de forma a assinalar o Dia Mundial da Agricultura, onde 1.533 camiões com frutas e legumes provenientes de 505 produtores de Portugal, com destino a vários países da Europa, tais como a Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, etc.
A Portugal Fresh teve a sua origem no ano de 2010, com o objetivo de “valorizar a origem “Portugal””, promovendo frutas, legumes e flores, contando com 87 sócios que representam mais de 4.500 produtores do país.
De entre a panóplia de bens exportados, destaca-se a pera rocha com a maior quantidade de exportações (16.000 toneladas). Por outro lado, a couve coração foi exportada em 4.000 toneladas, bem como a fruta de caroço com 2.000 toneladas, seguindo-se os citrinos do Algarve, os frutos vermelhos, a maçã de Alcobaça, entre outros.
A Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal divulgou, em comunicado, um aumento de 13,6% no volume das vendas internacionais, com um total de 1.835 milhões de quilos. Estes dados tiveram por base o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Relativamente ao mercado, Espanha, com uma percentagem de 35%, continuou desde o ano passado a ser o maior cliente de Portugal na aquisição de frutas,legumes e flores. De seguida encontra-se a França, por sua vez os Países Baixos, Alemanha, Reino Unido e por fim Bélgica como destinos centrais da produção nacional no ano de 2022.

 

Fonte: Visão