É proprietário de terrenos? Tem de os limpar até dia 30 de abril
Europa mais quente. “Acima do círculo polar ártico, aumento das temperaturas é muito maior”
É proprietário de terrenos? Tem de os limpar até dia 30 de abril
Europa mais quente. “Acima do círculo polar ártico, aumento das temperaturas é muito maior”
20 de abril de 2023
LEADER/ GAL – Quais as áreas de intervenção?
Neste artigo explicamos a definição de GAL e LEADER, bem como explicamos quais as áreas de intervenção dos mesmos. Saiba mais aqui!
O LEADER significa “Ligação entre ações de desenvolvimento rural” e tem como intuito abraçar a causa do desenvolvimento de zonas rurais diversificadas recorrendo a uma abordagem ascendente, valorizadora de comunidades e recursos locais. Por outro lado, os GAL são Grupos de Ação Locais.
Consequentemente, foi criado um instrumento para o desenvolvimento local ligado ao desenvolvimento local, que se baseia em sete pilares fundamentais: estratégias locais de desenvolvimento; conceção e implementação ascendente das estratégias; parcerias locais entre entidades privadas e públicas, materializadas nos Grupos de Ação Locais (GAL); ações integradas e multissetoriais; inovação; cooperação e ligação em rede.
No período de programação 2014 - 2020 dentro do PDR2020, ocorreu não só a Abordagem LEADER a receber o cognome de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), mas sobretudo com a decisão do Governo português de destinar os fundos do FEADER na sua quase totalidade aos setores agrícola, agroalimentar e florestal.
Para saber quais os apoios disponíveis e as áreas de intervenção dos GAL/LEADER, clique aqui.
Fonte: LEADER2020