bioeconomia
A Bioeconomia Sustentável em Portugal
gnr
GNR reforça patrulhamento e fiscalização nas explorações agrícolas e florestais
bioeconomia
A Bioeconomia Sustentável em Portugal
gnr
GNR reforça patrulhamento e fiscalização nas explorações agrícolas e florestais

27 de junho de 2023

Lançamento da Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal

A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal já conta com 43 aderentes, nove roteiros e mais de 50 experiências únicas.

A nova Rota que permite conhecer a Região Centro convida a abraçar tradições e sabores únicos das zonas que apresentam Denominação de Origem Protegida (DOP) do Centro do país, que são: Queijo da Estrela DOP, Queijo Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP. A sua apresentação foi efetuada no dia 23 de junho pela InovCluster na cidade de Castelo Branco.

Esta oferta turística é sustentável e tem como foco os Queijos com DOP da Região Centro, convidando todos os turistas a vestirem a pele de pastores e acompanhar várias atividades desde a experiência da ordenha, participações em workshops de confeção de queijos, visitas a queijarias, etc. Além disto, as propostas são complementadas por outras experiências igualmente únicas, tais como visitas a museus, trilhos, aldeias, entre outros. 

A presidente da InovCluster, Patrícia Coelho refere que a Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro oferece “produtos e experiências tangíveis, diferenciadoras, únicas e de valor acrescentado que envolvem em si uma profunda ligação aos territórios”.

O projeto pretende captar novos fluxos turísticos da zona Centro. De acordo com Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, acredita que “tendo bons recursos podemos estruturar o bom produto e é na estruturação de produto que nós temos condições de chegar, para mim, à condição e à última variável mais importante desta apresentação que é a componente das economias, da economia dos produtores, a fileira dos produtores, do seu acesso ao mercado interno e muito em particular aos mercados internacionais, com uma nota especial, esta Rota e queijo DOP faz-nos caminhar para um ativo que ainda hoje precisamos continuar a trabalhar que é o valor justo por produto que o mercado pode absorver”.

Neste sentido, a Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal tem como intuito elevar as receitas turísticas do centro, estimulando a economia local. Este projeto pode, assim, desenvolver territórios de baixa densidade, sendo que, Leopoldo Martins Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco,  destaca ainda “o apoio aos agricultores e aos produtores que se faz a partir do InovCluster e do CATAA. Os nossos investigadores têm contacto de proximidade com esses produtores, identificam as suas necessidades, perspetivam aquilo que são as suas intenções de maximização destes produtos e ajudam a definir caminhos na melhoria dos mesmos”.

Por sua vez, o consumo de Queijos DOP do Centro será impulsionado pela Rota, sendo estes produtos diferenciados e de valor acrescentado, com um património único, intimamente ligado às tradições.

A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro foi apresentada pela diretora executiva da InovCluster, Christelle Domingos, que anunciou uma forte estratégia de comunicação, a fim de que “chamar turistas para o nosso território seja uma realidade”. 

A InovCluster pretende trabalhar no sentido de procurar novas linhas de financiamento e novas estratégias em parceria, que sejam um fator impulsionador para que novos agentes integrem o projeto.

O projeto Rota Turística e Gastronómica Queijos da Região Centro é promovido pela InovCluster e financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa Valorizar e vem complementar o trabalho desenvolvido pelo Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.


Fonte: Agroportal