Desafios do Setor Agroalimentar em 2024
Luz verde da Comissão Europeia para pagamento dos ecorregimes
Desafios do Setor Agroalimentar em 2024
Luz verde da Comissão Europeia para pagamento dos ecorregimes
15 de fevereiro de 2024
Jovens Agricultores: um pilar estratégico do setor
Foto em Unsplash
Os Jovens Agricultores representam um pilar estratégico do setor, uma vez que a população do mesmo é mais envelhecida.
Portugal trata-se de um dos países da Europa onde a população do setor agrícola é bastante envelhecida, sendo que 52% dos agricultores portugueses têm mais de 65 anos e apenas 4% dos agricultores não ultrapassa os 40 anos de idade, segundo dados do PDR2020 de 2021.
O envelhecimento dos agricultores europeus é um dos maiores desafios que as zonas rurais enfrentam, principalmente em Portugal, onde os números são preocupantes.
Posto isto, a procura em instalar mais Jovens Agricultores, com o devido acompanhamento, deve ser uma prioridade das políticas agrícolas nacionais, o que não tem ocorrido nos últimos anos.
Portugal apresenta os produtores agrícolas mais envelhecidos da UE-27, com os 52% acima mencionados, bem como apresenta um peso menor dos Jovens Agricultores, com 1,9% de produtores com menos de 35 anos, apenas à frente de Chipre que apresenta 1,3%.
De acordo com estes dados, a AJAP considera que o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) deveria ser mais ambiciosos no número de Jovens Agricultores e instalar.
São apenas 2685 os Jovens Agricultores de Portugal, número preocupante tendo em conta o grau de envelhecimento da população agrícola em Portugal.
Se não existirem políticas públicas firmes e estáveis ao longo dos anos, que ajudem de forma eficiente a contrariar a tendência do abandono do setor e do envelhecimento, não se conseguem proteger e dinamizar os territórios rurais.
Deste modo, torna-se fulcral uma aposta clara na renovação geracional da Agricultura Portuguesa e na dinamização económica e social dos territórios rurais.
Pelo facto de em março um novo governo ser constituído, o setor agrícola deve ser um setor estratégico para Portugal.
Uma agricultura robusta e íntegra proporciona a soberania alimentar, com políticas públicas fortes que defendam os interesses dos agricultores, nas infraestruturas necessárias, como por exemplo, a água para regadio ou no apoio ao investimento nas explorações.
Fonte: Edição de fevereiro de 2024, Revista Voz do Campo