o futuro dos aviários
O futuro dos aviários
turismo em portugal
Turismo em Portugal: meta de receitas para 2027 quase atingida
o futuro dos aviários
O futuro dos aviários
turismo em portugal
Turismo em Portugal: meta de receitas para 2027 quase atingida

15 de janeiro de 2024

Impacto das alterações climáticas na produtividade

Foto em Unsplash

Verifique qual o impacto das alterações climáticas na produtividade, desde o conhecimento de variações de precipitação e temperatura à forma de as minimizar.

Para analisar a viabilidade de investimentos florestais, conhecer as variações de precipitação e temperatura, e a forma de as minimizar, pode ser decisivo. O aquecimento global provoca alterações significativas nos ecossistemas e na paisagem, com efeitos na produtividade das plantações de eucalipto. 

O RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel (Laboratório de I&D detido pela The Navigator Company, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior de Agronomia) tem estudado o tema e desenvolvido trabalhos com o objetivo de mitigar estes efeitos.

De acordo com dados disponibilizados pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) para o período de 2011 a 2040, o RAIZ concluiu que Portugal poderá apresentar mais 12,7% de áreas consideradas inaptas para eucalipto globulus até 2040.

Nuno Rodrigues, investigador na área da silvicultura adaptativa e inventário florestal no RAIZ, afirma que “Numa primeira fase, estabelecemos os requisitos climáticos ideais para o eucalipto, em termos de temperatura e precipitação, os dois principais fatores de impacto. Depois, procuramos verificar em que medida as condições futuras se aproximam ou afastam do intervalo de aptidão da espécie”.

Deste modo, ao considerar as características e as exigências do eucalipto, os impactos do clima e dos eventos extremos serão superiores na região sul e interior do país, sendo que no norte e centro, apesar de haver possibilidade de degradação do clima, a análise do RAIZ estima que, apesar da produtividade ter a possibilidade se ser influenciada negativamente, a aptidão das áreas deve manter-se dentro do intervalo adequado ao eucalipto.

 

Fonte: Agroportal