Estatísticas Agrícolas 2022
INE publica Estatísticas Agrícolas 2022
produção de vinho
Alentejo prevê um aumento de 5% a 10% na produção de vinho
Estatísticas Agrícolas 2022
INE publica Estatísticas Agrícolas 2022
produção de vinho
Alentejo prevê um aumento de 5% a 10% na produção de vinho

25 de julho de 2023

Idanha-a-Nova: Estudantes internacionais do setor agroalimentar em escola de verão

Cerca de 25 estudantes e profissionais europeus do setor agroalimentar participam na Escola de verão Internacional, localizada em Penha Garcia, Idanha-a-Nova.

A Escola Internacional HealthySoil4Life está situada em Penha Garcia, Idanha-a-Nova foi criada com o intuito de desenvolver competências empresariais e disponibilizar ferramentas em áreas diversas, tais como o empreendedorismo.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova afirma em comunicado que “a Escola de Verão ‘HealthySoil4Life’, providencia ferramentas para o desenvolvimento de técnicas, conhecimentos e práticas em áreas como o empreendedorismo, ‘team building’, apresentação de ideias (‘pitching’), modelos de inovação, entre outras”.

Posto isto, várias formações são integradas no projeto, desde empreendedorismo com a inovação na produção agroalimentar saudável e sustentável, à criação de soluções para desafios globais, como as alterações climáticas e a gestão da água.

O intuito do projeto da escola de verão, segundo o município de Idanha-a-Nova é “envolver mais de cinco mil estudantes até 2027 em programas de formação, a decorrer nesta aldeia, em estreita ligação com a comunidade local”.

Localizada na Gruta da Lapa, inserida no Parque Icnológico de Penha Garcia (no Geopark Naturtejo) a Escola de verão decorre até sexta-feira, dia 28, e conta com participantes de Portugal, Espanha, Itália, Turquia, Bulgária, Áustria e Chéquia.

Segundo a Câmara Municipal, os participantes “vêm aprender com o que de melhor se faz na região em termos de práticas agrícolas sustentáveis e valorização do território”, com a oportunidade de visitar projetos agroalimentares no concelho de Idanha-a-Nova, bem como aprender relativamente à saúde do solo e a práticas agrícolas inovadoras.

Os mentores do projeto pertencem a instituições de renome como o “Food4Sustainability” de Idanha-a-Nova, a Universidade de Sevilha, o BGI, Castillo de Canena, The Grand Farm na Áustria e Real Idanha.

Segundo a Câmara de Idanha-a-Nova, a primeira edição da Escola Internacional de Verão serve também de ponto de partida “para o projeto EduVillage, que será desenvolvido em Penha Garcia no âmbito dos Projetos Pilotos de Revitalização e Inovação Territorial de Pequenas Povoações e Aldeias Transfronteiriças”.

 

Fonte: Agroportal