Turismo Regenerativo: Desenvolvimento de comunidades locais rurais com a Regeneração no Turismo
Distrito de Castelo Branco sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada
Turismo Regenerativo: Desenvolvimento de comunidades locais rurais com a Regeneração no Turismo
Distrito de Castelo Branco sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada
25 de maio de 2023
Governo não autoriza mais culturas permanentes de olival, abacate e frutos vermelhos
O despacho que “não autoriza mais culturas permanentes de olival, abacate e frutos vermelhos, no Alentejo e no Algarve, enquanto houver seca severa” sai dentro de dias.
O Governo irá publicar dentro de dias um despacho “não autoriza mais culturas de olival, abacate e frutos vermelhos, no Alentejo e no Algarve, enquanto houver seca severa”, sendo que a ministra da Agricultura anunciou na terça-feira que vai ser publicado, dentro de dias, um despacho que “não autoriza mais culturas permanentes — olival, abacate e frutos vermelhos” no Alentejo e no Algarve, enquanto continuar o ciclo de seca severa. Segundo o Público, também vão ser incentivadas as culturas menos consumidoras de água.
Como forma de fazer frente à seca extrema um reforço de 30 milhões de metros cúbicos às dotações de rega iniciais será efetuado, relativo às áreas inscritas dentro da área beneficiada pelo perímetro de rega de Alqueva, uma vez que as chuvas dos últimos dias não representam “afluências significativas” para as reservas de água, de acordo com o presidente da EDIA, José António Salema.
Das várias medidas já anunciadas, destaca-se a autorização aos produtores pecuários de acesso a áreas de pousio de modo a assegurar alimento aos rebanhos de ovinos, caprinos e bovinos, bem como um apoio para a instalação de charcas a fim de garantir reservas de água necessárias à agricultura e à pecuária nas regiões de sequeiro.
Fonte: ECO Sapo